5 cursos de pós-graduação em Direito e os seus diferenciais

Um dos motivos que leva o Direito a ser um dos cursos mais procurados em universidades do Brasil, conforme mostra o Censo da Educação Superior, é o leque de possibilidades no mercado de trabalho disponíveis para quem se forma nessa área. Essas alternativas se tornam ainda mais amplas para quem investe em uma pós-graduação em Direito.

Naturalmente, o profissional formado em Direito encontra diversas opções de colocação profissional com ótimos salários tanto na carreira pública quanto na privada. Todavia, a alta demanda de serviços nessa área faz com que o mercado exija cada vez mais qualificação e especialização desses profissionais. Para estar preparado para as mudanças que já estão ocorrendo no Direito, é importante investir em especializações que estejam afinadas com as atualizações da área. Saiba mais sobre cursos de pós-graduação em Direito que poderão diferenciar você no mercado seguindo esta leitura.

Mercado competitivo pede por investimento em cursos de pós-graduação em Direito

Alguns dados do mercado ajudam a mostrar como a área do Direito segue sendo uma das mais promissoras para quem busca uma carreira. Em meados de maio de 2019, a OAB contabilizava 1,14 milhão de advogados em seu quadro.

O levantamento Justiça em Números, feito pelo Conselho Nacional de Justiça, revelou que em 2017 um total de 29,1 milhões de processos ingressaram no Poder Judiciário. O mesmo ano fechou com 80,1 milhões de ofícios em tramitação. Esses números mostram a importância do trabalho de advogados e de profissionais ligados à área de Direito no País.

Apesar da demanda por especialistas em Direito continuar em alta, nem todos os segmentos da área são promissores. Alguns especialistas na área projetam que algumas funções feitas por advogados, atualmente, poderão ser substituídas pela inteligência artificial no futuro.

Mas o Guia Salarial 2019 da Robert Half, empresa de recrutamento, mostra que atividades jurídicas mais focadas no negócio, como societário, contratos, fusões e aquisições estão em alta, tanto em empresas quanto em escritórios de advocacia. Nas empresas que contratam advogados, as posições em destaque são as de gerente jurídico, societário e tributário. Nos escritórios de advocacia, estão em evidência as áreas de societário, contencioso cível, tributária e sócios.

Três questões que você precisa saber antes de buscar uma pós-graduação em Direito

Antes de escolher a área na qual você vai se especializar, além de avaliar as tendências do mercado, será importante ter em conta alguns outros pontos para fazer uma escolha assertiva.

Confira quais pontos você deve avaliar antes de fazer a sua escolha:

– A especialidade da especialidade

Algumas áreas em alta no setor são uma especialidade dentro da especialidade. Somente no Direito Empresarial, por exemplo, há vários campos onde o profissional pode se tornar referência, como é o caso da área de contratos de sociedade.

De acordo com a revista Exame, uma das especializações mais buscadas em 2019 entre os profissionais do Direito é a de advogado da área de mercado de capitais voltado para fundos de investimento com foco no setor imobiliário. Quer algo mais específico que isso? Antes de fazer a sua escolha, procure se informar sobre especialidades que estão em alta e que poderão ser contempladas através de uma pós-graduação em Direito.

– Habilidades valorizadas

O guia salarial Robert Half 2019 mostra que, além de conhecimentos específicos na área requisitada, o mercado busca profissionais com habilidades como visão de negócios, perfil comercial e conhecimentos em tecnologia e inovação. Assim, o ideal é que você procure cursos de pós-graduação em Direito que contenham disciplinas que valorizem essas aptidões e conhecimentos.

– Paixão pelo ofício

Mais do que conhecimento técnico, o mercado valoriza quem se destaca no que faz e, para isso, trabalhar com paixão será um ponto fundamental. Se você tem um perfil voltado à parte social e gosta de lidar com pessoas, poderá ficar frustrado se o ponto central do seu trabalho forem as atividades burocráticas e técnicas de um especialista em Direito Tributário, por exemplo.

Para evitar essa frustração, leve em conta o seu perfil pessoal e em que área do Direito você pode se especializar para que consiga desenvolver-se com apreço naquela atividade.

Conheça cursos de pós-graduação em Direito que estão em alta

Depois de analisar os aspectos que comentamos antes, vale conferir algumas opções de pós-graduação em Direito que estão relacionadas com áreas promissoras. Confira:

1. Compliance

Área voltada para o setor empresarial responsável por garantir que uma organização esteja de acordo com todos os compromissos éticos e legais. O especialista nessa área também atua para garantir que a organização negocie com fornecedores e empresas idôneas.

Escândalos nacionais como a Operação Lava Jato aumentaram a preocupação das empresas com estar dentro das normas e manter a boa imagem corporativa. Com isso, aumentou também o número de ofertas para especialistas no setor. No site da Unyleya você encontra uma pós-graduação em Direito com esse foco e mais informações sobre o curso.

2. Direito Tributário

Um sistema tributário complexo como o do Brasil faz com que essa área do Direito esteja sempre em alta. O profissional que se especializar nos aspectos tributários poderá atuar na prática consultiva, prestando consultorias para diferentes organizações com o objetivo de prevenir problemas. Outra possibilidade de atuação para o profissional especializado será na prática contenciosa, onde ele deverá atuar quando o problema já estiver instalado.

A universidade Unyleya, que oferece pós-graduação nessa área, conta com disciplinas voltadas para a área técnica do Direito Tributário e disponibiliza um módulo voltado aos Problemas Atuais de Teoria Geral do Estado.

Na Estácio, há duas opções de pós-graduação na área: Direito e Planejamento Tributário ou Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário. Confira as disciplinas desses cursos de pós-graduação em Direito para verificar qual atende melhor às suas expectativas.

3. Direito Previdenciário

Tema em evidência com a Reforma da Previdência, essa área do Direito nunca esteve tão em alta. As discussões em torno da reforma deixaram a população mais antenada aos seus direitos e, consequentemente, têm aumentado o número de processos envolvendo essa área.

As mudanças na Previdência exigirão que os profissionais do Direito se atualizem. Quem dominar o assunto poderá se destacar na profissão nos próximos anos. Na Estácio, a pós-graduação na área também abrange o Direito do Trabalho. Na Unyleya, o curso é 100% direcionado para a área da Previdência.

4. Direito Empresarial

Para quem quer seguir a carreira privada, seja em escritório próprio ou como funcionário contratado, uma pós-graduação em Direito Empresarial poderá ser um importante diferencial.

O profissional com essa especialização estará qualificado para tornar-se o responsável por toda a parte burocrática e de segurança jurídica que envolve uma empresa. Entre as opções do mercado, a pós-graduação em Direito Empresarial oferecida pela Estácio engloba áreas como Direito Societário, Direito do Consumidor, Direito Trabalhista, Direito Ambiental, Contabilidade, entre outras.

5. Direito Ambiental

Trata-se de uma área relativamente recente e em ascensão no Brasil. O advogado especializado nesse campo tem um vasto cenário a explorar. Embora atualmente a maior parte de sua atuação esteja ligada a processos que envolvem licenças e danos ambientais, o profissional da área também poderá lidar, em um futuro próximo, com questões relacionadas à sustentabilidade, às mudanças climáticas e à restauração florestal.

A pós-graduação em Direito nessa especialidade aborda disciplinas como Direito Ambiental Administrativo, Penal e Civil, Gestão de Recursos Ambientais, entre outras. Tanto a Unyleya quanto a Estácio oferecem essa pós-graduação em Direito.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *