6 dicas para ter sucesso na sua pós-graduação EaD

No mercado de trabalho atual, tão concorrido e competitivo, apenas os conhecimentos, habilidades e experiências adquiridas na graduação não são mais suficientes. Para formar o profissional completo, com ideias inovadoras e soluções rápidas para problemas recorrentes, a pós-graduação desponta como um requisito indispensável. Nesse cenário, a pós-graduação EaD pode ser a solução para quem precisa administrar as diversas atividades e agendas do dia a dia e para quem precisa de flexibilidade.

Para atuar com maestria, obter expertise na sua área ou até mesmo ingressar em um novo projeto de carreira, o profissional inevitavelmente precisa se especializar. Para ambos os fins, a pós-graduação EaD é o melhor caminho. Possuir um diploma de pós-graduação pode te proporcionar mais competitividade e melhores salários no mercado de trabalho. Segundo dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial realizada pela Catho Educação, profissionais com título de pós-graduação conseguem um salário 53,7% maior se comparado aos profissionais que não tem essa titulação.

Pós-graduação EaD: quando fazer?

Por falta de tempo ou possibilidade de alterar as rotinas e horários de trabalho, muitos profissionais acabam deixando de lado o sonho de se especializar e dar investir no upgrade de suas carreiras por meio de uma pós-graduação.

Para contornar esta situação e facilitar o acesso ao conhecimento, os cursos online vieram para ficar e já são parte da rotina de muita gente no Brasil e no mundo. No campo da pós-graduação EaD isso não é diferente. Há diversas opções de cursos em formato digital que facilitam a busca pela qualificação profissional.

Se a rotina entre trabalho e estudo é muito cansativa, optar por essa modalidade de ensino pode ser a sua melhor saída. Afinal, com uma pós-graduação EaD você terá flexibilidade de horários e poderá estudar quando for mais fácil para você e no conforto da sua casa. Além disso, a facilidade de disseminação do conhecimento a distância derrubou as fronteiras regionais de estudo, tornando o leque de opções de cursos de pós-graduação extremamente vasto.

Por outro lado, com toda a comodidade e conforto trazidos pela pós-graduação EaD, algumas pessoas acabam se desorganizando, acumulando tarefas, livros e apostilas que precisam ser lidos nessa fase de especialização. Por isso, é muito importante não confundir flexibilidade e comodidade com facilidade nos estudos.

Neste artigo, você poderá conferir 6 dicas que vão te ajudar a ter sucesso em sua pós-graduação EaD. Essas recomendações vão desde o momento da escolha do curso até a organização que você deverá ter para para realizar as suas provas.

Pós-graduação EaD: 6 dicas para maximizar os seus resultados

Antes de mais nada, você deve se questionar: este é o momento propício para eu cursar uma pós-graduação EaD? Dependendo do cenário e do seu envolvimento com projetos do trabalho, pessoais e familiares, a pós-graduação pode ser um “fardo”, já que esse tipo de formação exige tempo, dedicação, foco e objetivos bem definidos.

Depois de se fazer essa pergunta, será importante seguir algumas dicas para ter sucesso na sua pós-graduação EaD. Confira:

DICA 1: Seja sincero com você mesmo

Comece tirando um tempo para refletir sobre seus propósitos e responder às seguintes perguntas, para você mesmo, com sinceridade:

  • Por que você quer fazer uma pós-graduação?
  • O tempo disponível que você tem é o suficiente para se dedicar aos estudos e fazer dessa fase um período recompensador?
  • Quanta experiência você tem ou deseja ter na área que você pretende cursar?

É importante estar decidido e certo de que você possui tempo hábil e capacidade de conciliar sua rotina de trabalho e as suas outras atividades com os estudos que fazem parte de uma pós-graduação EaD.

DICA 2: Pesquise sobre os temas que você quer estudar

Conforme dito anteriormente, existe uma infinidade de opções de pós-graduação EaD. Cada uma delas é relacionada com temas diferentes. Assim, antes de fazer a sua escolha, procure pesquisar sobre as áreas de estudo disponíveis, pois algumas delas são relacionadas com certos tipos de graduação.

Por exemplo, uma pós-graduação em Marketing pode ser cursada por graduados nos cursos de Jornalismo, Administração, Publicidade e Propaganda, entre outros. Dessa forma, pesquise para saber quais cursos estão relacionados com a sua área de formação original.

DICA 3: Selecione a modalidade que tem a sua cara e que atende suas expectativas

Após definir em qual pós-graduação EaD você irá ingressar, será a hora de decidir qual modalidade é a mais indicada para o momento. As pós-graduações são divididas, essencialmente, em dois tipos: lato sensu, focada em negócios e no mercado de trabalho; e stricto sensu, mais direcionada para quem deseja seguir carreiras acadêmicas e fazer pesquisas em uma determinada área de conhecimento.

Se a pós-graduação lato sensu fizer mais sentido para você, procure saber quais especializações e MBAs podem agregar mais valor para o seu currículo. Já se a pós-graduação stricto sensu for a melhor para a sua trajetória profissional, busque as opções disponíveis de mestrado e de doutorado.

DICA 4: Organize sua vida e a sua agenda

Estudar, independentemente do que seja, exige foco e dedicação. Para tornar isso possível, é necessário se programar e definir quais dias e horários serão reservados para os seus estudos. A liberdade e o conforto que a pós-graduação EaD traz ao estudante podem inclusive atrapalhá-lo se você não souber se organizar.

Um fator importante para você manter a sua organização é programar datas para estudo e entrega de atividades e nunca, em hipótese alguma, deixar que essas atividades se acumulem. A acumulação de materiais para estudar ou entregar interfere direta e negativamente nos resultados do seu aprendizado e da sua pós-graduação EaD.

DICA 5: Faça networking com professores e colegas de estudos

Além de trazer um aprendizado significativo, a pós-graduação EaD pode agregar valor à sua vida profissional, acadêmica e pessoal. O contato com pessoas que têm experiências e bagagens diferentes das suas traz uma visão mais ampla do mercado de trabalho e das oportunidades que ele propicia.

Essa troca de experiência pode trazer a você, ainda, diferentes tipos de soluções para problemas relacionados ao seu trabalho e à sua carreira profissional. Então aproveite a ocasião para fazer networking! Ingresse em grupos de redes sociais ligados à sua pós-graduação EaD, interaja com seus professores, troque informações, peça sugestões de livros, artigos, enfim, troque experiência e conhecimento o máximo que puder.

DICA 6: Estude o mercado em que você pretende ingressar e suas oportunidades

Fazer uma pós-graduação EaD traz novos conhecimentos e dá um upgrade no seu currículo. Porém, de nada adianta estar com o diploma em mãos e não saber em que locais você poderá aplicar os seus estudos.

Portanto, procure por oportunidades referentes à sua área de atuação e avalie as possibilidades e as organizações em que você deseja trabalhar. Faça uma análise também sobre os salários oferecidos para cada tipo de função e veja se eles realmente condizem com o que você espera e acha justo receber.

Com essas 6 dicas, além de determinação e de dedicação, é muito provável que você tenha sucesso na sua pós-graduação EaD. Procure acertar desde a escolha do curso até a hora de colher os resultados de mais uma importante etapa concluída em sua vida! Agora que você já conhece um pouco mais sobre uma trajetória de sucesso, saiba Tudo Sobre Pós navegando pelo nosso site.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *