Como escolher a sua próxima pós-graduação lato sensu

 

A pós-graduação lato sensu tem a particularidade de ser finalizada em um tempo mais curto do que outros tipos pós-graduação e, por esse motivo, torna-se uma excelente opção para aqueles que desejam melhorar o currículo – e a carreira – a curto e médio prazos.

Ainda por esse motivo, a pós-graduação lato sensu costuma ser a melhor opção para quem deseja realizar mais de uma especialização. Separamos algumas dicas, neste texto, que poderão ajudá-lo a escolher a sua próxima pós-graduação. Confira!

 

Escolhendo uma pós-graduação lato sensu: comece pela área de interesse

 

Um dos principais fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher uma pós-graduação lato sensu é a carreira que você deseja seguir após formado. Para identificar isso, você deve considerar a área de interesse que pretende ver desenvolvida para chegar até essa posição. Essa decisão, no entanto, apenas você pode tomar.

 

Apesar de a área de interesse para a escolha de um curso de pós-graduação lato sensu ser muito particular, a maioria das escolhas parte de um dos seguintes pontos:

 

Carreira atual

Existe a opção de você desenvolver a carreira que está desempenhando atualmente. Um exemplo comum são líderes de equipes que optam por fazer cursos relacionados à gestão para melhorar suas habilidades nessa posição.

 

Foco em outra posição desejada

Outra opção é escolher a pós-graduação lato sensu com base na posição que você almeja alcançar. Nesse caso, diferentemente do exemplo anterior, alguém que ocupa a posição de analista em uma empresa pode optar por fazer um curso de gestão para, no futuro, se tornar líder de equipe.

 

Portanto, considerar a área de interesse pode ser um bom ponto de partida para escolher o curso de pós-graduação que irá ajudá-lo a chegar aonde você deseja.

 

Escolha pensando em mudar de área

Outra opção é escolher uma pós-graduação lato sensu já tendo em mente quais serão os próximos passos que você dará na sua carreira levando em conta uma mudança de rumo. Nem toda pós-graduação precisa ser na sua área de formação original.

 

Você pode optar por carreiras relacionadas e que tenham afinidade com a sua formação atual, caso o seu desejo seja dar uma pequena guinada de área no futuro. Tenha sempre em mente o seu plano de carreira e os objetivos que você espera alcançar com essa nova formação.

 

Algumas tendências de carreiras a partir de cursos de pós-graduação lato sensu

 

De tempos em tempos, surgem estudos e discussões sobre as tendências para o desenvolvimento de carreiras. Assim, a cada ano, aparecem listas com as carreiras que farão mais sucesso. Embora essas listas mudem um pouco ano após ano, existem algumas habilidades que muitos especialistas têm reforçado continuamente.

 

Então, uma das dicas que podemos dar para você é que você foque em um curso de pós-graduação lato sensu que o faça aprimorar as seguintes habilidades:

 

– Autogestão

Um dos requisitos mais solicitados pelo mercado atualmente, a competência da autogestão consiste em ter habilidade de gerir as próprias atividades e o tempo de trabalho por conta própria. Dessa forma, o profissional consegue atuar e resolver problemas sem a necessidade constante de um líder para isso. Ou seja, tem autonomia para tomar decisões diárias, o que resulta em uma maior agilidade para as rotinas do trabalho.

 

– Flexibilidade e liberdade

A tendência de trabalhar na modalidade home office está se concretizando cada vez mais em empresas de diversos segmentos. No entanto, para disponibilizar essa forma de trabalho, as empresas exigem que a flexibilidade e liberdade oferecidas sejam usadas com consciência. Portanto, optar por um curso que o ajude a desenvolver o seu senso de responsabilidade sempre será um bom caminho.

 

– Propósito

Muitas organizações têm se preocupado em gerar negócios com propósito, como aqueles relacionados à proteção ao meio ambiente ou projetos que auxiliem a sociedade. Por causa disso, essas organizações buscam por pessoas dispostas a abraçar as mesmas causas e por profissionais qualificados para atuar com esse mesmo foco.

 

Projeta-se, ainda, que a tendência é que o mercado de trabalho ofereça cada vez menos vagas para operários com formação primária ou secundária e mais oportunidades para pessoas especializadas. Nesse sentido, muitas carreiras, antes operacionais, passarão a ser desempenhadas por máquinas e exigirão, em contrapartida, funcionários com habilidades de gestão.

 

Portanto, se o seu objetivo é fazer uma pós-graduação lato sensu para se destacar em uma empresa ou alcançar um cargo desejado, vale avaliar quais as habilidades serão desenvolvidas durante o curso e quantas delas estão afinadas com as perspectivas futuras do mercado de trabalho.

 

Modalidades de ensino disponíveis para cursos de pós-graduação lato sensu

 

Com a popularização das novas tecnologias, hoje é muito mais simples e fácil fazer um curso de pós-graduação lato sensu. Isso devido, principalmente, a dois fatores: oferta maior de cursos por universidades com abrangência nacional ou local e crescimento da modalidade de ensino a distância (EaD).

 

Os cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade EaD têm crescido significativamente no País. O último Censo da Educação Superior aponta que no período de 2016 a 2017 o aumento dessa modalidade foi de mais de 27%.

 

A estimativa é de que o próximo estudo apresente um crescimento ainda maior, já que o número de vagas e cursos ofertados para essa modalidade é superior às opções no formato presencial.

 

A modalidade EaD torna-se interessante por permitir maior flexibilidade de horários para quem deseja investir em uma especialização. Esse formato de curso é especialmente interessante para quem deseja dedicar-se a outras atividades ou depende de expedientes com horários alternativos e que não batem com os períodos determinados pelas instituições de ensino superior para os cursos presenciais.

 

Outras vantagens dos cursos de pós-graduação lato sensu EaD é o grande número de cursos disponíveis nessa modalidade e o fato de essas formações apresentarem mensalidades mais acessíveis do que os cursos presenciais.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *