Como uma especialização poderá fazer você ganhar mais e ser promovido

Quem ingressa no mercado de trabalho durante a graduação, ou depois de terminá-la, não demora para perceber que sempre há mais a aprender. Os empregadores e clientes estão cada vez mais exigentes, portanto, para conquistar estabilidade financeira e uma próspera carreira, é preciso ir além e investir em uma especialização.

Se o seu objetivo é destacar seu currículo entre os concorrentes e conquistar diferencial profissional, buscar uma especialização é o melhor caminho. As instituições de ensino superior estão ampliando o leque de cursos de pós-graduação para atender à demanda do mercado. Quem tem uma especialização, segundo dados do levantamento da consultora de carreira Produtive, divulgados pela Folha de São Paulo, tem em média um salário de R$ 10.620, dependendo da área de atuação, e quem tem mais de uma especialização ganha, em média, R$ 14.989. Mas os benefícios de uma especialização não param na valorização salarial. Saiba mais a seguir.

 

Conheça os principais benefícios de uma especialização

Além do salário, um curso de especialização proporciona outros benefícios para a carreira profissional. O candidato que possui cursos de aperfeiçoamento demonstra ao mercado que está interessado na sua carreira e que busca aperfeiçoamento sem medo ou “preguiça” de aprender.

O portal Administradores fez uma relação do que mais é possível descobrir e aprender ao ingressar em um curso de especialização. Confira:

 

1 – Networking

Durante a especialização, é comum que o aluno conheça pessoas com os mesmos interesses e visões, o que pode gerar boas parcerias para a sua carreira. Além disso, o contato direto com professores (e tutores) experientes não só pode expandir o seu conhecimento, como também gerar frutos fora da sala de aula.

 

2 – Atualização

Com a especialização, o aluno terá acesso a conhecimentos valiosos e com atualizações relacionadas ao mercado de trabalho que são importantes em sua área. Esses conhecimentos muitas vezes não fazem parte da graduação que o profissional realizou.

Assim, com um curso de especialização, será possível expandir os horizontes e turbinar o seu desempenho na sua empresa atual e, se você desejar, ampliar as suas chances de atuação em outras empresas que valorizam profissionais qualificados.

 

3 – Novas oportunidades

Com o destaque promovido pelo curso de especialização, além de todos os fatores já citados, o seu currículo profissional receberá uma relevância maior nas avaliações internas da empresa, gerando chances reais de contratação ou de promoção.

Caso você já esteja trabalhando em uma empresa, o seu chefe ou outro gestor que valorize os profissionais com conhecimentos plenos e específicos em áreas importantes para a empresa poderá incentivar com promoções ou aumento de salário o seu esforço de aperfeiçoamento em uma área específica que seja importante para a companhia.

 

4 – Concursos

Para quem pretende seguir na carreira pública, a especialização também é uma ótima aliada, já que, mesmo que o edital da vaga desejada não exija nenhuma especialização, ao tomar investidura do cargo, você terá aumento no seu salário por contar com uma pós-graduação em seu currículo.

 

5 – Aumento salarial

Uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 2 milhões de profissionais apontou que a diferença salarial entre executivos que possuem pós-graduação ou MBA é 47,2% maior em relação aos profissionais que só possuem a graduação. O resultado da pesquisa apontou, ainda, que a pós-graduação é um investimento com retorno garantido em diversas áreas.

 

Salário e promoção são resultados da especialização

Não é difícil encontrar relatos e dados que comprovam que a especialização aumenta o salário e as oportunidades de trabalho e de promoções para os profissionais que investem nesses cursos. Em 2018, a Catho Educação realizou uma pesquisa que comprovou esses benefícios. Além do salário maior para executivos que possuem graduação ou MBA, conforme já citado, a pesquisa revelou que essa valorização se dá pelo fato de que o mercado reconhece profissionais bem qualificados.

Segundo projeção da Catho, essa realidade será cada vez mais frequente, uma vez que as organizações precisam de profissionais completos. Essa qualificação será alcançada não apenas pelas experiências vivenciadas por esse profissionais, mas também pela qualificação trazida por um curso de especialização.  

É importante ressaltar que em todos os níveis hierárquicos o salário de pessoas mais bem qualificadas é maior. Por isso, ter no currículo boas qualificações impacta diretamente na remuneração do profissional que investe em cursos de especialização.

Esse caminho é mais optado atualmente porque o acesso à educação está mais facilitado. Há, por exemplo, grandes organizações que oferecem bolsas de estudo com valores atrativos. Por tudo isso, qualificar-se está deixando de ser um plus no currículo dos profissionais para se tornar um requisito quase básico para quem deseja crescer na carreira.

 

Confira alguns cursos de especialização em alta

Após decidir cursar uma especialização, é preciso definir a área em que você deseja se aprofundar. Há muitas opções entre as instituições de ensino superior. Por isso, vale lembrar que é possível fazer uma pós-graduação em segmentos totalmente diferentes da sua graduação. Busque informações e estude bem as opções disponíveis.

 

Para facilitar a sua decisão, separamos alguns cursos de especialização que estão em alta:

 

Gerenciamento de Projetos

O curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos – PMI tem como objetivo estimular os alunos a entenderem cada projeto e programa, qualificando o estudante a fazer o gerenciamento de projetos e operações continuadas que integram o portfólio de ações das organizações modernas.

 

MBA Executivo em Gestão de Marketing

O curso de MBA Executivo em Gestão de Marketing visa fornecer conhecimentos para que os alunos possam planejar, definir e executar estratégias de marketing de acordo com a eficácia das mesmas no contexto empresarial. Também prepara o estudante para estruturar soluções tecnológicas e criativas, buscando a inovação organizacional.

 

Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva é uma área que relaciona o ramo da Nutrição com o da Educação Física. O profissional desse setor deverá aliar conhecimentos em matérias como Fisiologia e Bioquímica ao entendimento das necessidades nutricionais de praticantes das mais diversas atividades físicas.

 

Enfermagem Estética

O curso de especialização em Enfermagem Estética visa aprofundar os conhecimentos sobre as técnicas estéticas, desenvolvendo atividades de pesquisa e favorecendo o fornecimento da formação crítica e criativa do aluno pós-graduando. Disponível na modalidade de ensino a distância, essa formação tem a duração de oito meses.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *