Cursos de pós-graduação a distância: qual deles escolher?

Ao final da graduação, é normal que os alunos pensem em “dar um tempo” dos estudos. Afinal, os anos de aprendizado, normalmente acompanhados do início da jornada profissional, costumam ser bastante intensos. Conciliar trabalho e faculdade não é tarefa fácil e é por isso que quando esse ciclo é concluído o alívio é gigante. Entretanto, o mercado de trabalho não espera. Por isso, é cada vez mais comum o caso de pessoas que saem da universidade direto para os cursos de pós-graduação.

Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil possui 122.295 estudantes matriculados em cursos de pós-graduação. Esse número revela um crescimento importante desse mercado, já que em 1996 existiam 67 mil estudantes de pós-graduação no País. Os dados revelam como o brasileiro se mostra mais disposto a estudar e a se desenvolver intelectualmente. Um dos motivos para isso, sem dúvida alguma, é o exigente mercado de trabalho. Mas, diante das diversas opções de cursos de pós-graduação do mercado, qual é a melhor escolha para você? Vamos falar sobre isso neste post.

 

 

Cursos de pós-graduação são cada vez mais decisivos no mercado de trabalho

 

Se uma empresa recebe dois currículos, sendo que um dos candidatos se especializou em alguma área através de uma pós-graduação e o outro não, qual tem mais chances de ser escolhido? Na maioria dos casos, sem dúvidas, o candidato pós-graduado.

A valorização que o mercado de trabalho dá aos profissionais

 

 formados em cursos de pós-graduação começa cedo. Segundo um estudo da consultoria de carreira Produtive, os recrutadores gastam em média apenas doze segundos na primeira triagem dos currículos em um processo seletivo.

A dica, então, é se destacar desde o início, nessa avaliação “rápida” feita pelos recrutadores. Optar por um curso de pós-graduação em uma instituição renomada pode garantir a atenção do recrutador e d

 

estacar o seu currículo em meio a todos os outros.

Além de alavancar o seu currículo e de trazer oportunidades, os cursos de pós-graduação podem ajudá-lo a aumentar o seu salário. Dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação, comprovam essa perspectiva.

Segundo a pesquisa, no caso de profissionais com cargos de coordenação, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

De acordo com o levantamento, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação é de 47,2%.

Com todos esses dados, fica fácil perceber que a hora de fazer uma pós-graduação é AGORA. Se você não está a fim de ir para um instituição de ensino todo dia, enfrentar aulas presenciais longas, saiba que isso não precisa impedi-lo de voltar a estudar. Há muitas opções de curso de pós-graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD).

 

Ensino a distância na pós-gra

 

duação

 

Mais do que no período da graduação, os alunos dos cursos de pós-graduação precisam conciliar carreira, família, projetos sociais e os estudos. Diante dessa realidade, a liberdade proporcionada pelo ensino a distância se torna bastante atrativa.

Uma das vantagens que mais chama a atenção nos cursos de pós-graduação EaD, segundo artigo do Portal Exame, é a economia em relação ao tempo de deslocamento dos alunos.

 

Muitas vezes, o estudante trabalha muito longe da universidade e não consegue chegar a tempo do início das aulas, seja por conta do trânsito ou por causa do horário de saída do trabalho. Ao optar por uma pós-graduação a distância, o aluno pode ir mais cedo para casa, evitar horas de trânsito e estudar quando for mais conveniente.

Além disso, os preços dos cursos de pós-graduação a distância costumam ser mais acessíveis. Isso quebra mais uma barreira que poderia dificultar o ingresso na especialização desejada.

O objetivo de quem procura por cursos de pós-graduação é buscar novos desafios e oportunidades e não acabar endividado ou sobrecarregado. Assim, os cursos EaD permitem que você dê atenção à sua qualificação enquanto estuda em horários que se encaixam na sua rotina.

 

Cursos de pós-graduação a d

 

istância em instituições renomadas

 

É fato que o ensino a distância (EaD) chegou pra ficar. A modalidade é a escolha de mais de um milhão e meio de estudantes brasileiros, segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para que o crescimento dos cursos de pós-graduação seja ordenado e não perca a qualidade, o Ministério da Educação (MEC) observa e avalia todas as instituições que oferecem essa modalidade de ensino. Nesse sentido, são avaliados itens como a qualificação dos professores, o projeto pedagógico e a infraestrutura dos polos de apoio presencial, entre outros pontos.

Se você está buscando cursos de pós-graduação que realmente podem destacá-lo no mercado e chamar a atenção dos recrutadores ou do seu chefe para uma promoção, será fundamental ficar atento e escolher instituições credenciadas e que tenham formações bem avaliadas pelo MEC.

 

Opções de cursos de pós-graduação EaD

 

Existem centenas de cursos de pós-graduação no mercado. Qual deles escolher? Você tem dois caminhos: especializar-se na sua área de formação, escolhendo um dos aspectos da sua formação que pode ser complementado por uma pós, ou optar por um curso de pós-graduação de outra área que irá ampliar a sua capacidade de atuação.

Essa escolha vai depender do direcionamento que você fará para a sua carreira e das oportunidades no mercado de trabalho que você identificar. Entre as diversas opções de cursos de pós-graduação do mercado, separamos 5 que poderão ajudá-lo a turbinar sua carreira. Confira:

 

–  Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos

Essa formação promove o entendimento de projeto, programa, gerenciamento de projetos e operações continuadas que integram o portfólio de ações das organizações modernas. O curso tem a duração de sete meses e está disponível na modalidade EaD.

 

– MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças

Curso de pós-graduação que visa desenvolver a capacidade dos alunos de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área da administração, do marketing e das finanças.

 

Pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria

O curso de MBA em Gestão Financeira e Controladoria visa à especialização e à atualização do profissional dentro de uma compreensão sobre o papel tático e estratégico da gestão financeira nas organizações. Quem optar por essa formação estará capacitado a atuar nos setores de finanças e controladoria diretamente ligados à gestão empresarial e financeira e, ainda, à análise de projetos e de investimentos em empresas de pequeno, médio e grande porte. Tem duração de 10 meses.

 

– Pós-graduação em Comunicação Organizacional

Esse curso prepara os profissionais para exercer as funções administrativas relacionadas à comunicação dentro de uma organização. Essa pós-graduação é composta por disciplinas como Comunicação Interna, Mídias Sociais, Planejamento de Comunicação Estratégica, Comunicação e Crise, Comunicação Empresarial, entre outras. Tem duração média de 12 meses.

 

– Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas

Essa formação busca qualificar profissionais que atuam em departamentos de Recursos Humanos, que gerenciam pessoas em áreas diversas das organizações ou lideram equipes em múltiplas atividades. A duração média do curso é de 12 meses.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *