Dicas para utilizar bem o seu tempo e fazer uma pós-graduação online

Em uma rotina cheia de atividades, às vezes fica difícil encontrar tempo e disposição para encarar os compromissos de uma nova formação. Por mais que o profissional saiba da importância de aprofundar alguns conhecimentos, adquirir novas habilidades e se atualizar, não consegue encontrar tempo na agenda para fazer isso. Nesses casos, a pós-graduação online pode ser uma maneira prática e cômoda para você avançar na carreira.

Em um período médio de um ano você poderá aprender mais sobre uma área específica da sua profissão, fazer networking e ir adiante na sua carreira. E o melhor, conseguirá tudo isso assistindo às aulas como e quando quiser. É verdade que isso também exigirá uma dose extra de disciplina e de planejamento, mas, se esse é o caminho que você pretende seguir, confira algumas dicas de como tornar seu tempo mais produtivo para dar conta de uma pós-graduação online.

Como funciona uma pós-graduação online?

Assim como um curso presencial, a pós-graduação online é voltada para profissionais que queiram se atualizar ou mergulhar em alguma área ou conhecimento específico. Por isso, o foco dos conteúdos geralmente é feito na parte prática, relacionando as disciplinas com as demandas do mercado. Já o tempo do curso pode variar. No caso da faculdade Unyleya e da Estácio, eles costumam durar entre 7 meses e 1 ano.

Durante a realização do curso, o aluno tem acesso a todo material didático e às aulas no ambiente virtual. Todo esse conteúdo estará acessível através da internet, sendo que o estudante só precisará ir ao polo de apoio presencial para fazer a prova final ou, dependendo do curso, ter algumas aulas em laboratório.

Os diplomas dos cursos de pós-graduação online são válidos em todo o País, assim como os diplomas dos cursos presenciais. Para isso, eles devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, é importante checar se a instituição está autorizada a ofertar cursos em determinada área e a distância acessando o site e-MEC.

Como utilizar bem o seu tempo para fazer uma pós-graduação online?

Com tanta flexibilidade e comodidade em uma pós-graduação online, os alunos que optam por essa modalidade devem ficar atentos para manter uma boa disciplina e fazer um planejamento de estudos que seja viável. Sem ter aulas em horários predefinidos, o estudante deve estabelecer a pós EaD como uma de suas prioridades e encontrar espaços na agenda para encaixar esse compromisso.

Apenas fazendo isso você poderá tirar o máximo de proveito do curso, aprender de fato e sanar dúvidas com professores e tutores. Para ajudá-lo nessa fase e nesse processo, vamos a algumas dicas de gestão de tempo:

1. Faça um bom planejamento

Não tem jeito: para fazer uma pós-graduação online, o aluno precisa planejar bem a sua rotina. Engana-se quem pensa que basta assistir às aulas e pronto! Para aprender de fato, é fundamental revisar as aulas, os conteúdos e fazer anotações. Para dar conta do recado, ter planejamento é uma premissa básica. O primeiro passo para ter sucesso com ele é não pensar em seus estudos por dia, mas sim fazer um plano semanal.

Considerado um dos maiores especialistas em produtividade no Brasil e autor de seis livros sobre o tema, Christian Barbosa, em seu site, dá dicas de como fazer esse planejamento. Ele afirma que o estudante deve separar um horário — pode ser na sexta-feira ou no final de semana — para montar o planejamento da semana seguinte.

Essa organização deve ser colocada em um papel, na agenda ou em um quadro. No local que for mais adequado para você, liste as atividades que você precisa desenvolver naquele período de tempo. O importante é ter uma visão do todo, cumprir os prazos e não ser pego de surpresa por nenhuma atividade.

O ideal é conseguir reservar pelo menos um momento todos os dias para estudar. Ao se organizar dessa forma, você evitará o acúmulo de materiais e de conteúdos para ler. Mas quanto tempo você deverá dedicar para os seus estudos por dia? Isso vai depender da sua rotina e da dedicação que o curso exige. Todavia, ter uma hora, pelo menos, dedicada para os seus estudos todo dia poderá ajudá-lo a manter o ritmo.

As vantagens de dividir a carga de atividades em pequenas porções diárias são muitas. Para começar, isso evitará que você precise ficar muitas horas seguidas estudando os conteúdos e ajudará na retenção dos conhecimentos da sua pós-graduação online.

O filósofo alemão Hermann Ebbinghaus comprovou a importância de rever os conteúdos com frequência. Ele estudou a capacidade de armazenamento da memória e, já em 1885, elaborou a chamada curva do esquecimento. Esse gráfico mostra o quanto de informações o cérebro retém após uma hora de estudos.

O gráfico aponta que a pessoa se lembra de praticamente só metade do conteúdo depois de 24 horas e que nos dias seguintes a queda de conhecimento é vertiginosa. Apenas uma pequena parcela do conhecimento adquirido inicialmente acaba restando após se passarem alguns dias. Por isso, para absorver de fato todo conhecimento de uma pós-graduação online, será fundamental reservar um tempo todos os dias para fazer as revisões dos materiais e das anotações das aulas assistidas.

2. Crie um ambiente que seja propício

O especialista em produtividade Christian Barbosa defende que é importante criar uma espécie de ritual para estudar. Assim, seu cérebro consegue entender esse padrão de comportamento, o que vai fazer com que se concentrar seja mais fácil. Mas como fazer isso? Ter um ambiente para estudos em casa pode ser parte desse processo.

Para viabilizar um ambiente adequado para estudar, separe uma mesa, uma cadeira confortável em um espaço silencioso e com boa iluminação. Esse pode ser seu canto de estudos. Com esse espaço definido, quando você entrar nele o seu cérebro entenderá que chegou a hora de focar na sua pós-graduação online.

Além disso, ter esse espaço é importante para que você consiga manter uma postura adequada e não canse a visão ou a coluna, o que ajudará para que você ganhe em produtividade. Caso você fique muito tempo estudando, será importante fazer pausas regulares a cada hora para se alongar, tomar uma água e arejar as ideias.

3. Otimize o seu tempo

Você definiu o tempo diário que poderá dedicar para os seus estudos, incluindo o tempo para ler materiais, assistir às aulas e fazer os trabalhos da sua pós-graduação online. Agora, lembre-se de que isso não deve impedi-lo de aproveitar pequenos espaços de tempo que normalmente seriam desperdiçados para rever aulas e conteúdos. No caminho da casa para o trabalho, por exemplo, se você não estiver dirigindo, poderá aproveitar esse tempo para fazer isso.

Você também pode aproveitar aqueles momentos que consomem algumas horas do dia a dia, como a fila do banco, a espera pelo embarque no seu voo no aeroporto ou o tempo na sala de espera da consulta com um médico ou dentista.

Com um fone de ouvido e alguma concentração, é possível retornar aos conteúdos das últimas aulas nesses momentos. Esta é a grande vantagem das aulas online: com a ajuda da tecnologia, elas podem ser acessadas em qualquer momento através de um smartphone com acesso à internet.

Essa prática, além de ajudar no estudos, otimiza o tempo que você tem disponível e faz com que as esperas e trajetos fiquem mais rápidos e produtivos. Assim, quem sabe, pode acontecer até de sobrarem horas no seu cotidiano para as atividades em família e para o lazer. Esses momentos de relaxamento serão fundamentais para você manter o seu equilíbrio nessa fase de maior dedicação aos estudos e de menor tempo livre para outras atividades.

4. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma ótima aliada para que você consiga ganhar produtividade e fazer a gestão do seu tempo da melhor maneira possível. Para ajudá-lo a ter uma agenda bem organizada, existem diversos aplicativos disponíveis no mercado — muitos deles gratuitos.

Utilize essas ferramentas para organizar a sua agenda, criar alertas de compromissos e atividades e até acompanhar o rendimento que você está tendo a cada semana. Google Agenda, Outlook Calendar, Todoist, Asana, Trello e Evernote são algumas das opções que podem ajudá-lo a organizar o seu dia a dia, fazer anotações e listas de tarefas e compromissos.

Nesse sentido, é sempre importante ficar atento e “se policiar”, porque a tecnologia também pode ser uma fonte infinita de distrações. Quem nunca parou o que estava fazendo para dar uma olhada nas redes sociais e, quando percebeu, já tinha passado meia hora do seu tempo passando pelas atualizações de Facebook, Instagram, WhatsApp e similares?

Então, para manter o foco nas suas atividades, o recomendado é que, quando estiver estudando, você desligue as notificações do WhatsApp, do Facebook, do Instagram e das outras redes. Assim, ficará mais fácil permanecer concentrado e sem interrupções.

O aplicativo Rescue Time pode ajudar nessa tarefa, já que ele mapeia quanto tempo o usuário gasta em cada aplicativo e em cada site. Assim, ao visualizar essas informações, ficará mais fácil se motivar ao avaliar as horas gastas no celular e estabelecer metas para aproveitar melhor esses momentos.

5. Procure ser organizado e disciplinado

Com a quantidade de artigos e materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual, pode ser que você fique um pouco “perdido” na hora de localizar algum tema que queira revisar, por exemplo. Ou, então, pode ser que você não lembre mais onde salvou determinado conteúdo.

Para evitar perder tempo procurando arquivos, o ideal é que você mantenha esses registros bem organizados. Deixar os materiais salvos por temas em pastas separadas e sempre no mesmo lugar pode ajudar. As anotações também devem ficar armazenadas sempre à mão, com acesso rápido e fácil. Você pode, inclusive, usar o Evernote para arquivar os seus resumos e anotações. Com uma boa organização nesse aplicativo, você também poderá acessar esses materiais facilmente de onde estiver.

O ambiente escolhido para os estudos também deve estar sempre organizado. Além de facilitar que você encontre o que precisa, essa organização evita o desânimo de ter que arrumar sempre a mesa antes de começar a estudar. Outro ponto importante é não postergar os seus afazeres. Evite ao máximo deixar as suas tarefas se acumularem.

Postergar tarefas e deixá-las se acumularem pode se tornar uma prática comum quando não há um professor em uma sala de aula física ou a cobrança de presença naquele horário preestabelecido. Mas vale lembrar que para ser aprovado na pós-graduação online o aluno precisará cumprir as suas atividades e assistir às aulas dentro dos prazos definidos para isso.

Tenha certeza de algo: o esforço vai valer a pena. Para que você tenha o incentivo certo para focar nos seus estudos, apesar dos prazos curtos e de todas as suas atividades rotineiras, basta lembrar de uma pesquisa da Catho Educação.

Segundo esse levantamento, os profissionais com pós-graduação podem aumentar seu salário em até 53,7% na comparação com aqueles que não possuem essa formação. Além disso, uma pós-graduação online é um diferencial em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e de mudanças constantes. Ou seja, esse tempo de dedicação é um investimento na sua carreira. Então, deixa a preguiça de lado e foca em você!

Como escolher seu curso de pós-graduação online?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre organização de tempo, você está pronto para começar sua pós-graduação online. Com uma boa dose de organização, planejamento e usando o tempo e a tecnologia a seu favor, esse período será bem administrado, tranquilo e de muito aprendizado.

Tendo claro que você quer investir em uma pós-graduação online, agora resta escolher qual curso fazer e em qual instituição de ensino. Como comentamos antes, as opções de cursos de pós-graduação online são diversas.

Para citar algumas opções que podem prepará-lo para áreas de atuação em alta, podemos listar os cursos de Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, Geomarketing e Inteligência de Mercado, Administração Pública e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Neste momento de decisão é importante checar alguns pontos importantes que podem ajudar a selecionar os cursos que têm mais a ver com seu perfil e expectativas. Nesse sentido, vale analisar a grade curricular de cada curso, a carga horária, a proximidade do polo de educação EaD e as perspectivas e tendências do mercado de trabalho.

Além disso, verificar se a instituição tem credibilidade e se os cursos são reconhecidos pelo MEC. Outro aspecto fundamental é analisar se aquela pós-graduação online cabe no seu orçamento. A faculdade Unyleya e a Estácio, por exemplo, oferecem bolsas de estudos e descontos nas mensalidades, o que faz com que adquirir mais conhecimento não pese no seu orçamento. Confira as opções disponíveis e faça este investimento em você!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *