Mercado de trabalho para quem faz pós-graduação em Nutrição

O tema dos cuidados com a alimentação é cada vez mais recorrente em rodas de conversa e nos compartilhamentos nas redes sociais. Excesso de açúcar, suplementos que podem aumentar o rendimento físico, o poder do alimento para a cura de algumas enfermidades e os danos causados pelos agrotóxicos – esses são apenas alguns dos assuntos em alta. Cada compartilhamento parece ressaltar que cuidar do que se come vai além de um hábito saudável, sendo na realidade um estilo de vida.

O fato de a alimentação estar em alta amplia as possibilidades de atuação e de mercado para os nutricionistas, mas também exige que esses profissionais invistam em cursos de especialização. Apesar de a área ainda estar em expansão, o número de graduados em Nutrição também aumenta a cada ano. De acordo com o Conselho Federal de Nutrição, o País conta com 118.499 profissionais com inscrição definitiva na área. Em um mercado disputado, uma pós-graduação em Nutrição se torna uma necessidade não só para que você consiga se sobressair no mercado, mas, especialmente, para que você se mantenha atualizado e capacitado para focar em um nicho específico.

 

Pós-graduação em Nutrição: conheça as diferentes áreas

 

De acordo com a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), o piso nacional de referência para a profissão é de R$ 2.770,11 por 44 horas semanais trabalhadas. Já uma pesquisa feita pelo site de classificados de empregos Catho aponta para uma média salarial de R$ 2.447,20 entre os profissionais da área. O mesmo levantamento da Catho mostra que 48% dos nutricionistas em atividade no mercado já têm uma pós-graduação.

A média de remuneração melhora quando o profissional consegue um cargo mais alto, como o de supervisor de nutrição. Quem tem pós-graduação na área se sobressai na corrida por uma promoção e por um cargo melhor. Para quem pretende atuar em consultório próprio, ter uma área de especialização também pode facilitar na hora de buscar clientes.

Entre os principais campos nos quais um profissional do ramo pode se especializar estão o da nutrição voltada para a área hospitalar, esportiva, escolar, estética e a nutrição relacionada à análise da qualidade de alimentos.

 

Conheça as principais especialidades dos cursos de pós-graduação em Nutrição

1 – Nutrição na área esportiva

Hoje, um atleta ou desportista sabe que escolher sabiamente o que come vai além de manter uma dieta saudável. Os alimentos certos e a suplementação necessária são capazes de melhorar o rendimento e acelerar a busca por resultados.

O acompanhamento de um nutricionista em busca dessa meta é considerado tão fundamental que atualmente as próprias academias costumam contratar um profissional da área para orientar e direcionar os seus alunos.

Dentro desse campo, há mais de uma possibilidade de aprofundamento. Na Estácio, por exemplo, o nutricionista pode se especializar em Bases Nutricionais da Atividade Física ou na Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional na Nutrição Clínica e Esportiva. Já na Unyleya, um dos cursos de pós-graduação em Nutrição é justamente a formação de Nutrição Esportiva.

 

2 – Nutrição na área hospitalar

Hospitais e clínicas médicas também são um campo forte de atuação para nutricionistas. Nesses ambientes, os nutricionistas auxiliam pacientes portadores das mais variadas doenças a seguir uma dieta com nutrientes que auxiliem no tratamento e na redução dos efeitos colaterais dos medicamentos prescritos pelos médicos.

Esse campo é o que oferece a mais vasta possibilidade de especializações. Na Estácio, por exemplo, o nutricionista pode especializar-se em Nutrição e Exercício Aplicado à Prevenção e ao Tratamento de Doenças, o que engloba diversos tipos de patologias.

Na Unyleya, o curso de pós-graduação em Nutrição relacionado com essa especialidade permite que o profissional se aprofunde em um único tipo de enfermidade, como Nutrição nas Doenças Cardiovasculares, Nutrição em Neuropsiquiatria ou Nutrição em Nefrologia. É possível optar, ainda, por uma formação com viés mais geral, como a de Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial.

Também na área da saúde, ganha cada vez mais espaço a Nutrição Materno-infantil. Essa área foca na alimentação da criança desde o período da gestação, assim como na Saúde da Mulher. Os cursos de pós-graduação em Nutrição com esse foco abrangem a relação entre alimentação e aspectos fisiológicos específicos do sexo feminino, como problemas ginecológicos, fertilidade e gestação. Ambas as instituições, Estácio e Unyleya, oferecem pós-graduação em Nutrição nessas áreas.  

 

3 – Combate à obesidade

Até pouco tempo, os nutricionistas eram popularmente conhecidos como os profissionais responsáveis pelo acompanhamento de dietas para ganho ou perda de peso. Embora hoje esteja claro que a atuação desse profissional vai muito além disso, o combate à obesidade ainda é um dos fortes nichos dessa área.

Prova de que ainda há muito espaço a se explorar nesse mercado é que 18,9% da população brasileira é obesa, segundo uma pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os cursos de pós-graduação em Nutrição nessa área focam em transtornos alimentares e em obesidade.

 

Pós-graduação em Nutrição: outros campos de atuação

 

O mercado para a área ainda tem outras opções de destaque. Um dos locais de trabalho e atuação para os profissionais de Nutrição especializados são as escolas. As instituições de ensino precisam de nutricionistas para garantir a oferta de dietas balanceadas aos seus estudantes. Os cursos de pós-graduação nessa área focam nas necessidades nutricionais de crianças e adolescentes.

O setor de indústrias também tem ampla oferta de vagas para os profissionais formados em cursos de pós-graduação em Nutrição. Para quem deseja atuar nessa área, o mais indicado é investir em uma pós de Engenharia de Alimentos.

Nesse caso, o nutricionista poderá atuar como consultor com foco no controle da qualidade de alimentos, assim como na fiscalização, no planejamento e na elaboração de projetos para a agroindústria, entre outros segmentos.

A Nutrição aplicada à Estética também tem ganhado cada vez mais espaço. Essa área trabalha com os tipos de alimentos adequados para atingir o equilíbrio do organismo de forma a melhorar aspectos estéticos como fortalecimento de unhas, cabelo e pele e combate à acne, entre outras aplicações.

 

Pós-graduação em Nutrição é uma necessidade para quem deseja se destacar

Gostou das opções de pós-graduação em Nutrição que trouxemos para você neste texto? Ainda está procurando outras opções? Então saiba que existe mercado de atuação e opções de pós-graduação alinhadas a outras duas áreas em alta: fitoterapia (uso de plantas medicinais para promoção da saúde) e gastronomia.

As especializações na área de gastronomia vão desde o aprofundamento em cozinha contemporânea e tendências de alimentação da sociedade moderna até o estudo de dietas vegetarianas e para pessoas com intolerância e alergia alimentar.

Com o mercado aquecido para o profissional de Nutrição e com tantas opções de especialização, nutricionistas que buscam se diferenciar no mercado precisam encarar uma pós-graduação como um requisito básico para a carreira. Difícil será escolher uma única especialização diante de tantas possibilidades! Mas lembre-se: quanto antes você investir em você, mais rapidamente conseguirá colher os frutos desse investimento. Bons estudos!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *