O que você vai aprender na pós-graduação em Direito Público

Alunos que se formam em Direito saem da faculdade com um amplo conhecimento a ser explorado, por isso essa área oferece tantas possibilidades de carreira. Se, por um lado, o profissional tem diversos campos de atuação possíveis, por outro a concorrência também é grande. Sendo assim, para se destacar nesse cenário e garantir melhores oportunidades de emprego, fazer uma especialização em uma área específica pode ser um ótimo investimento. Entre as opções disponíveis no mercado, a pós-graduação em Direito Público tem sido uma das mais procuradas.

Com o cenário econômico brasileiro ainda instável, a concorrência pelas vagas de servidor público vem aumentando. Esses postos seguem entre os mais procurados, já que depois de aprovado em concurso o profissional garante estabilidade na carreira. Depois de formado, o especialista em Direito Público pode atuar em órgãos municipais, estaduais e federais. Já pensou em fazer pós-graduação nessa área? Confira abaixo alguns detalhes importantes sobre o curso e saiba se ele tem as características certas para você.

Áreas de atuação para alunos da pós-graduação em Direito Público

Como você sabe, quem se formou em uma graduação de Direito tem grandes chances de ingressar em uma carreira pública. Quem está pensando em seguir essa carreira tem na pós-graduação em Direito Público uma grande oportunidade de diferenciar-se entre os concorrentes a essas vagas.

Depois de concluir esse curso de especialização, o profissional da área pode atuar em diversas frentes. Veja algumas das principais opções de atuação no Direito dentro da área pública:

1. Advocacia pública

Focado nessa área, o profissional atua em defesa daqueles que não podem arcar com os custos de um advogado particular. Para isso, desempenha a função de defensor público. O profissional especializado nessa área pode atuar também como procurador, defendendo os interesses dos municípios, dos Estados ou da União.

2. Carreira policial

Nesse caso, o profissional do Direito pode atuar como principal agente da polícia judiciária. Um exemplo de atuação nessa área é o trabalho de delegado. Desempenhando esse papel, o profissional irá elaborar inquéritos, comandar investigações e emitir documentos – atividade fundamental para a ação penal.

3. Magistratura

Um dos postos mais desejados por quem faz uma carreira no Direito. Quando passa no concurso público nessa área, o profissional atua como juiz, estadual ou federal, julgando processos e expedindo mandados de prisão, busca, apreensão, dentre outros.

4. Ministério Público

São os promotores de justiça do Ministério Público que defendem os interesses da sociedade, fiscalizando o cumprimento de leis e promovendo ações perante o juiz. Faz parte da atuação do promotor público representar a causa das pessoas com deficiência, os direitos da criança e causas sociais como a defesa do meio ambiente.

Mercado de trabalho para os especialistas em Direito Público

A constante evolução do mercado tem forte impacto na área pública, que vem passando por uma revolução de conceitos e práticas. Muitas vezes essas mudanças ocorrem em detrimento da aplicação mecânica da lei.

Por isso, é fundamental que o profissional que deseja estar à par do novo mercado do Direito prepare-se para essa nova cultura. Nesse cenário de mudanças e evolução, ele deverá atuar de forma multidisciplinar para atender às exigências do mercado de trabalho.

Para dar conta das exigências da área pública, os profissionais do Direito precisam investir em atualização constante. Assim, eles devem agregar conhecimentos que estejam direcionados para a reconstrução neoconstitucionalista do Direito e na plena efetividade dos direitos fundamentais.

As bases teóricas da pós-graduação em Direito Público são apresentadas juntamente com as reflexões trazidas pela doutrina e pela jurisprudência sobre tendências desse campo. Isso faz com que essa formação promova reflexos significativos nas conexões entre os direitos fundamentais e os princípios que regem o direito administrativo e o direito tributário.

Uma das opções do mercado: a pós-graduação em Direito Público da Estácio

Se você leu este texto até aqui é porque você se interessa pelos temas propostos pela pós-graduação em Direito Público, certo? Ao pesquisar pelas possibilidades de especialização, não se esqueça de buscar mais informações sobre a credibilidade da instituição de ensino na qual você pretende aprofundar os seus estudos.

A pós-graduação em Direito Público da Universidade Estácio de Sá, por exemplo, tem convênio com a Harvard Business Publishing. Por causa dessa parceria, durante a especialização na área os alunos têm acesso a estudos de caso utilizados em uma das melhores universidades do mundo, agora traduzidos para o português.

Assim, o objetivo da grade curricular da pós-graduação em Direito Público da Estácio é proporcionar reflexões nos estudantes por meio da análise da doutrina e da jurisprudência no que tange às tendências mais atuais no campo do Direito Público.

Quer saber mais sobre a pós-graduação em Direito Público da Estácio? Então procure pela página do curso. Se você se interessa por temas relacionados com cursos de pós-graduação, continue navegando pelos conteúdos do blog Tudo Sobre Pós.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *