Pós a distância: 5 cursos online na área de Enfermagem

Um mercado com alta demanda e carência de profissionais. Esse é o cenário encontrado por graduados na área da saúde. Entre os profissionais formados nessa área, os enfermeiros estão entre os que têm a maior demanda. Um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta que o número de profissionais na proporção por número de habitantes ainda é insuficiente no Brasil e está longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo também mostra que a maioria dos profissionais está concentrada na Região Sudeste e em cidades grandes. Por conta disso, ter formação na área não é garantia de conseguir emprego fácil. Confira a seguir como está o mercado de trabalho, quais as áreas mais promissoras dentro da enfermagem e como uma pós a distância pode ajudar a conseguir uma boa oportunidade.

Quais as áreas mais promissoras na área da enfermagem para se fazer uma pós a distância?

A pesquisa Expanding the Role of Nurses in Primary Health Care, da OPAS, estima que a região das Américas necessite de 800 mil profissionais de saúde em geral para atender às necessidades da população. O problema é que a maioria dessas pessoas está concentrada nos grandes centros urbanos e isso faz com que a competitividade por profissionais qualificados seja muito alta.

Em contrapartida, no interior dos estados e nas áreas distantes das capitais a carência por enfermeiros é maior. Se por um lado, nesses locais, pode existir mais oportunidades de trabalho, por outro há carência de enfermeiros com poder de autonomia e especialistas nas áreas de maior necessidade.

Por isso, fazer uma pós-graduação será um diferencial importante para quem busca colocação nesse mercado. Se você tem uma rotina atribulada, com dificuldade de encaixar horário fixo para estudos na agenda, uma pós a distância na área da enfermagem é a saída para garantir qualificação enquanto você administra o seu tempo com atividades rotineiras.

Veja, a seguir, cinco opções de pós a distância em alta para fazer na área de enfermagem:

1. Pós a distância em Proteção à Saúde da Família

O trabalho dos enfermeiros é a grande aposta do poder público para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Por isso, o Ministério da Saúde incentiva que esses profissionais atuem na saúde básica em estratégias voltadas à saúde da família. Este tem sido, inclusive, um tema muito explorado em concursos públicos da área.

Atualmente, um dos programas mais valorizados nesse campo é o de Estratégia da Saúde da Família. Os profissionais dedicados a essa área fazem o acompanhamento de todos os integrantes de um mesmo núcleo familiar em ações coletivas e individuais voltadas à promoção da saúde, incluindo incentivo à atividade física, à alimentação saudável e ao fim do uso do tabaco.

A pós a distância em Proteção à Saúde da Família da Estácio capacita o aluno a trabalhar nessa área visando um perfil de profissional preparado para atuar em equipes multiprofissionais. O curso tem 12 meses de duração.

2. Pós a distância em Enfermagem Estética

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos junto com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil tem o terceiro maior mercado consumidor de produtos e equipamentos de beleza e estética do mundo, perdendo apenas para EUA e China.

Especializações nessa área são promissoras. No caso de quem atua na área da Enfermagem, uma especialização em estética revela-se um novo campo de atuação, já que o segmento foi regulamentado em 2016. A pós a distância em Enfermagem Estética da Unyleya é uma das opções do mercado para os enfermeiros que desejam aprofundar os conhecimentos sobre as técnicas estéticas.

O curso de Enfermagem Estética da Unyleya tem 8 meses de duração e aborda disciplinas como Condutas, Técnicas e Normas na Enfermagem Estética, Eletroterapia Facial e Corporal e Fitoterapia Aplicada à Estética.

3. Pós a distância em Enfermagem em UTI

Nas salas de tratamento intensivo, o número de enfermeiros disponíveis por paciente é maior do que em leitos comuns. Para atuar nestes locais e conseguir uma boa oportunidade de trabalho, no entanto, é necessário ter conhecimentos técnicos específicos. Dentro dessa área existe também a subespecialidade em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal.

Uma das opções de qualificação do mercado é a pós a distância em Enfermagem em UTI da Unyleya, que pode ser feita em 10 meses. Esse curso prepara o profissional para atuar em unidades de terapia intensiva focadas em diferentes setores como traumatologia, infectologia intensiva, urgências e emergências cardiovasculares, ventilação mecânica, entre outros.

4. Pós a distância em Enfermagem do Trabalho

A pós a distância em Enfermagem do Trabalho capacita profissionais a atuar em comissões de saúde e/ou segurança laboral em organizações públicas e privadas ou como consultores em enfermagem do trabalho. Trata-se de uma área antiga, mas que vem se expandindo em número de oportunidades nos últimos anos.

Na Estácio, o aluno que optar por essa pós a distância terá disciplinas como Segurança do Trabalho e Prevenção de Acidentes, Saúde Mental no Trabalho, Saúde Preventiva e Promoção da Saúde. O curso tem 10 meses de duração.

5. Pós a distância em Enfermagem Oncológica

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra uma média de 590 mil novos casos de câncer por ano. Esse número preocupante faz com que profissionais preparados para cuidar desses pacientes sejam fundamentais.

A pós a distância nessa área prepara o enfermeiro para ser um gestor do cuidado do paciente e da família em todas as etapas do tratamento do câncer, desde o diagnóstico até o controle dos sintomas causados pelas medicações e a fase de cuidados paliativos.

Especialistas nessa área podem atuar em unidades de atenção primária de saúde, ambulatórios, hospitais ou com pesquisas. Na Estácio, a pós a distância em Enfermagem Oncológica tem duração de 12 meses.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *