Pós EaD: como funcionam esses cursos e como escolher o seu?

Você se formou em uma graduação, tem todo o conhecimento básico da sua profissão, mas ainda sente que falta avançar em alguma área específica? Está trabalhando muito e tem pouco tempo para se dedicar a uma especialização? Quer alavancar na sua carreira e partir para novos patamares, mas não sabe muito bem como fazer isso? Para todos esses questionamentos, a resposta pode ser uma só: está na hora de você optar por uma pós EaD.

Uma pós-graduação a distância garante a flexibilidade necessária para aqueles que precisam conciliar os estudos com uma rotina atribulada. Com uma pós EaD você conseguirá não apenas se especializar em uma área específica da sua carreira, mas, também, desenvolver e/ou ampliar a habilidade de autogestão. Neste post, você conhecerá as diferenças entre os diversos tipos de pós, receberá dicas que poderão ajudá-lo a escolher o seu curso e saberá a importância de ter uma pós-graduação na sua trajetória.

Mas, afinal, o que é uma pós EaD?

Para ajudá-lo na escolha do seu curso de pós-graduação, vamos começar explicando o conceito e os tipos de pós que existem. Uma pós EaD consiste em cursos de especialização que podem ser feitos após uma graduação ter sido concluída. Ou seja, ter feito uma faculdade é uma exigência para acessar esse tipo de formação. Não importa se você fez um curso de bacharelado, uma licenciatura ou um curso tecnológico.

Já os cursos EaD dizem respeito à educação a distância. A base dessa formação é que os alunos e os professores não dividem uma sala de aula e, sim, interagem em um ambiente mediado por computador. Essa forma de ensino também se caracteriza por não ter horários marcados para as aulas.

Cada estudante organiza a sua agenda e estuda como e onde achar mais conveniente. Tudo isso é possível com o auxílio da tecnologia, que permite que os estudantes acessem os conteúdos através de um ambiente virtual, onde são disponibilizados exercícios e tutores que podem sanar as dúvidas dos alunos.

Essas características fazem com que uma pós EaD seja sinônimo de flexibilidade e de comodidade, já que com ela é possível conciliar uma especialização com as outras atividades do seu dia a dia e com a sua carreira. Para fazer um curso a distância como esse basta ter acesso à internet e programar a sua agenda para fazer as atividades relacionadas com essa formação.

Diferentes tipos de cursos de pós: lato sensu e stricto sensu

Antes de definir qual curso de pós EaD se encaixa melhor no seu perfil, é importante entender também as diferenças entre os tipos de pós-graduação. Esse tipo de formação divide-se, basicamente, em dois grandes grupos: o lato sensu e o stricto sensu. Vamos às definições e diferenças entre eles:

1. Lato sensu

No latim, lato sensu significa “sentido amplo”. Esse grupo de cursos engloba especializações e MBAs, que são mais voltados ao mercado de trabalho. Assim, essas formações são mais curtas, durando em torno de um ano a um ano e meio.

Além disso, as aulas, quando presenciais, costumam acontecer a cada 15 dias ou uma vez por semana, geralmente no período noturno ou em finais de semana. Ou seja, são cursos ideais para quem quer manter a rotina e ganhar algum conhecimento específico na área em que atua ou deseja atuar. Também são conteúdos que se destinam à realidade do mercado e que podem ter aplicação imediata.

Para aqueles que têm menor disponibilidade de tempo, a opção de pós EaD é a ideal porque com ela o aluno define sua agenda e como irá organizar seu tempo para dar conta das atividades e dos conteúdos do curso.

Em alguns casos, o estudante pode concluir o curso entre sete meses a um ano. Com o diploma em mãos, ele sai para o mercado com um diferencial para disputar vagas de emprego ou crescer na organização em que está atuando.

A especialização é voltada para as mais diversas áreas. Há opções de pós EaD para todos os segmentos, como saúde, comunicação, ciências biológicas, engenharia e administração. Existem centenas de opções de cursos oferecidos por instituições públicas e privadas.

O profissional com uma pós EaD se torna um especialista e ganha habilidades e conhecimentos pertinentes ao seu campo de atuação. Esses cursos atendem às demandas do mercado e englobam as inovações, os avanços e as tendências das diferentes áreas do conhecimento.

Já o MBA é uma especialização, mas com foco em gestão e negócios. Do inglês Master in Business Administration, essa formação traz ao aluno disciplinas voltadas para a área gerencial e administrativa e é especialmente indicada para os profissionais que pretendem ocupar cargos de chefia nas organizações em que atuam ou desejam atuar. Além disso, também é uma ótima opção para quem pretende investir em uma trajetória de empreendedorismo.

É importante lembrar que um curso de pós-graduação é diferente de uma graduação, que varia de dois a quatro anos e que apresenta um conteúdo mais geral em relação à área estudada. Além disso, as disciplinas de uma graduação costumam ter uma quantidade importante de teoria.

Na pós-graduação, como parte-se do princípio de que os profissionais já chegam com um arcabouço teórico e precisam avançar em pontos mais específicos e práticos da profissão, as disciplinas costumam ter um foco maior nesse tipo de conhecimento e menor na parte teórica da carreira.

2. Stricto sensu

Os cursos stricto sensu, que em latim significa “sentido restrito”, estão relacionados principalmente à carreira acadêmica. Nesse grupo entram os mestrados, doutorados e pós-doutorados. Para quem quer dar aula em universidades ou fazer pesquisas acadêmicas, por exemplo, um curso stricto sensu pode ser uma exigência. Todavia, isso vai depender da instituição de ensino, já que algumas exigem dos seus docentes apenas um curso de especialização.

Vale lembrar que para fazer um curso stricto sensu a dedicação do estudante deverá ser maior, já que as aulas costumam ocorrer em períodos no meio da semana e o aluno precisará participar de seminários e congressos. Assim, é importante buscar pela dedicação exclusiva ou pelo menos ter uma certa flexibilidade de horários para fazer um mestrado, por exemplo.

Nesse grupo de cursos, as aulas e discussões são mais voltadas para reflexões teóricas. Além de participar das aulas, os alunos terão que, muitas vezes, produzir artigos e realizar pesquisas. Há a opção do mestrado profissional, que relaciona as temáticas com o mercado de trabalho, mas ainda assim os conteúdos são apresentados de uma maneira mais aprofundada do que em um curso de especialização. O aluno precisa, em média, de dois anos para concluir um mestrado e de quatro para fazer o doutorado.

Mas como funciona a educação a distância nesses casos? Uma portaria do MEC (Ministério da Educação), publicada em 24 de abril de 2019, regulamenta a pós-graduação stricto sensu EaD. Há algumas exigências para que esses cursos possam ser ofertados, como exigir que as instituições sejam credenciadas pelo MEC para oferecer uma pós EaD e tenham o Índice Geral de Cursos (IGC) igual ou superior a 4.

A portaria do MEC também aponta algumas atividades que precisam ser feitas presencialmente, como estágios, seminários e pesquisas de campo. Além disso, só podem ser ofertados cursos de doutorado EaD após um ciclo de avaliação do mestrado disponibilizado pela instituição de ensino. Ou seja, a modalidade ainda é incipiente no Brasil e está se estruturando, mas já existe legislação que garante a sua oferta.

Como escolher sua pós EaD?

Agora que você já sabe as diferenças entre os cursos de pós-graduação, ficará mais fácil fazer a sua escolha. Digamos que, no seu caso, o melhor seja optar por um curso que lhe forneça um resultado mais rápido, que encaixe na sua rotina e que esteja alinhado às demandas do mercado. Então, o ideal seria fazer uma especialização ou um MBA a distância. Agora, como escolher o melhor curso para você?

Confira alguns pontos essenciais que você deve ponderar antes de tomar essa decisão:

1. Objetivo

O primeiro ponto é questionar qual o seu objetivo ao cursar uma pós EaD. Se for uma mudança de carreira, será importante verificar se o curso que você está pesquisando permitirá isso. Por exemplo, ter feito a graduação em Administração e fazer uma pós em Direito não permitirá que você atue como advogado, já que para isso é exigida uma graduação na área. No entanto, é possível agregar valor e conhecimentos do setor jurídico ao seu currículo e, com isso, procurar por cargos e empresas que trabalhem com essas duas áreas de forma conjugada.

Se o objetivo de fazer uma pós EaD for acrescentar algum conhecimento da sua área de atuação, o mais importante é verificar a grade curricular para ver se ela está de acordo com o que você espera aprender. Agora, se a sua meta é acrescentar uma pós no currículo para ganhar competitividade, então vale pesquisar as tendências no mercado e verificar quais cursos poderão ter mais demanda daqui para a frente.

Os cursos na área de tecnologia, por exemplo, sempre estão em alta. No mercado, há opções de pós EaD disponíveis para todas as áreas e perfis profissionais.

2. Pré-requisitos

O principal pré-requisito para fazer uma pós EaD é ter concluído um curso de graduação. Mas, dependendo do curso e da instituição, podem haver outros requisitos, como formação em alguma área específica ou ter atuado profissionalmente naquele campo.

É importante ficar atento a isso e ver se os pré-requisitos do curso de pós EaD se encaixam no seu perfil. Cheque também se a carga horária e os preços estão de acordo com a sua realidade. É preciso dedicar-se e ter alguns horários disponíveis, mesmo em uma pós EaD, e também verificar se as mensalidades cabem no seu bolso.

Por isso, durante a sua pesquisa por cursos de pós EaD, vale procurar faculdades que dão bolsas de estudos e descontos nas mensalidades. A faculdade Unyleya e a Estácio, por exemplo, oferecem diversas oportunidades para que uma pós EaD não pese no seu orçamento.

3. Instituição de qualidade

Você sabe qual curso escolher mas ainda está em dúvida sobre onde fazer a sua pós? Então o primeiro passo é ver se a instituição que você está avaliando é credenciada pelo Ministério da Educação. Somente dessa forma você terá certeza de que o seu diploma será reconhecido e válido após você concluir a sua pós EaD.

O MEC, em seu site, explica que as instituições não precisam de autorização ou de renovação para os cursos lato sensu. O que elas precisam é estarem credenciadas no MEC para oferecer graduação naquela área.

Ou seja, uma instituição que tenha liberação do MEC para oferecer um curso de Administração, por exemplo, pode automaticamente oferecer pós nessa área. Um detalhe importante: no caso do EaD, a instituição também precisa estar autorizada a oferecer essa modalidade de ensino. Para verificar as instituições credenciadas, acesse o site e-MEC.

Também é importante verificar se há polos presenciais da faculdade perto de você. É nesses locais que você terá que fazer as provas do curso, apresentar o trabalho de conclusão e, dependendo da pós EaD, ter algumas aulas presenciais. Além disso, procure verificar a infraestrutura oferecida e o currículo dos professores que ministram as aulas.

Por que é importante fazer uma pós EaD?

Ainda está em dúvida se é importante fazer uma pós EaD? Então vamos comentar alguns pontos. Primeiro, uma pós EaD pode ser útil para os recém-formados, que percebem no início da carreira alguma área de interesse ou de maior demanda e precisam aprender mais sobre ela. Mas ela também é muito válida para os profissionais que já estão estabelecidos, com uma carreira consolidada e que precisam se atualizar diante das mudanças recorrentes do mercado de trabalho.

Ou seja, através de uma pós-graduação, os profissionais, sejam eles iniciantes ou com carreiras consolidadas, conseguem se tornar mais competitivos.

Outro ponto é o aumento na remuneração propiciado por uma pós EaD. Uma pesquisa da Catho Educação apontou que profissionais com cargo de coordenação que possuem pós-graduação podem ter um acréscimo nos salários de 53,7%. Nos cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos que possuem especialização ou MBA em comparação aos que não possuem é de 47,2%.

Ficou interessado e está decidido a fazer uma pós EaD? Então chegou a hora de procurar a melhor opção de curso para você entre as inúmeras opções existentes do mercado. A faculdade Unyleya e a Estácio oferecem cursos a distância em diversos campos. Confira a lista completa nos sites da faculdade Unyleya e da Estácio.

 

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *