Pós-graduação a distância: 10 cursos para quem gosta de tecnologia

Quem acompanha o mercado da tecnologia deve saber que o Brasil se mantém no ranking dos dez países que mais investem nessa área – e isso já há alguns anos. Para atender a esse mercado, é fundamental dispor de mão de obra qualificada, algo que o Brasil tem buscado constantemente e que tem influenciado sua colocação nesse ranking.

Devido à rotina acelerada e, muitas vezes, ao trabalho em horários alternativos, aspectos já conhecidos no mercado de TI (Tecnologia da Informação), essa área atrai talentos diversificados. Essas pessoas buscam, também, grandes perspectivas de atuação profissional e de carreira a longo prazo. Para quem já atua na área e precisa se especializar, essa rotina acelerada e os horários alternativos pedem por cursos de pós-graduação a distância. Saiba mais sobre eles.

Perspectivas para o setor pedem por cursos de pós-graduação a distância em TI

Os investimentos em TI (serviços, hardware e software) no Brasil em 2018 superaram as expectativas. O investimento feito no setor chegou a US$ 47 bilhões, um crescimento de 9,8% na comparação com os números de 2017. Esse desempenho foi mais que o dobro do que o previsto inicialmente, quando havia uma projeção de alta de 4,1%, segundo dados do estudo de mercado realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

Além desse crescimento em 2018, outros estudos demonstram o bom momento que o setor de TI vive no Brasil. Um exemplo disso é a prévia do estudo da Abes/IDC 2019 sobre os dados do mercado em 2018, que mostra o Brasil ocupando o 9º lugar em investimentos gerais de TI, o 7º em investimentos de TI & Telecom e a liderança na América Latina em investimentos no setor.

Diante desses números, torna-se ainda mais importante para os profissionais que desejam seguir investindo na carreira de tecnologia procurar por atualização constante. Isso já faz parte do seu dia a dia, temos certeza. Todo profissional de TI é autodidata por definição. Mas é importante, além da busca diária por conhecimento para a resolução de problemas, investir em cursos que possam destacar o seu currículo no mercado.

Se você está trabalhando nessa área ou pretende ingressar no mercado de TI, vale conferir 10 sugestões de pós-graduações a distância que vão ajudar você a continuar se especializando e se destacando no mercado de TI.

10 cursos de pós-graduação a distância para quem quer se destacar na área

O setor de TI é um dos mais dinâmicos do mercado. Atualizações, novos recursos, produtos e serviços surgem diariamente em diferentes segmentos do setor. Confira, abaixo, 10 cursos de pós-graduação a distância que atendem a algumas das principais demandas do mercado atualmente e veja qual formação se encaixa melhor nos seus planos para o futuro!

1. Arquitetura de Projeto de Cloud Computing

O mercado de cloud computing tem crescido significativamente nos últimos anos. Porém, o tema ainda é pouco abordado em graduações e, por isso, uma pós-graduação a distância na área pode trazer um aprendizado importante sobre o tema.

Vários dos serviços conhecidos atualmente usam ou pretendem usar a estrutura de nuvem (cloud computing) como parte importante e estratégica para o seu crescimento. Destacam-se no fornecimento das soluções de cloud computing grandes empresas e seus serviços como Google Cloud, Microsoft Azure e Amazon Web Services (AWS) .

Ao optar por um curso de pós-graduação a distância em cloud computing, o profissional buscará qualificação para estar apto a analisar e resolver problemas relacionados a projetos, otimizar recursos de infraestrutura em nuvem, desenvolver soluções de integração, administrar desempenho e segurança, entre outras atividades.

Se você se interessa por essa área, procure por cursos específicos, como o oferecido pela Estácio, confira as grades curriculares e escolha aquele que mais se encaixa com o que você deseja.

2. Big Data – Ciência de Dados

Big data refere-se a um grande número de dados gerados e armazenados. Considerando a enorme quantidade de informações geradas todos os dias, é fácil presumir que as áreas relativas ao big data e à ciência de dados também estão em pleno crescimento.

Por isso, essas áreas também podem ser elencadas como excelentes opções para uma pós-graduação a distância ou mesmo para um curso no modelo presencial. A demanda por profissionais qualificados é grande porque muitos bancos de dados atualmente são hospedados utilizando esta tecnologia e a do cloud computing.

Se você se interessa por essa área, procure especializações a distância de boa qualidade, como a oferecida pela Unyleya. Depois de passar por essa qualificação, você poderá desempenhar um importante papel nas organizações no que diz respeito à tomada de decisões baseadas em grandes volumes de dados.

3. Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Embora não seja regra, alguns profissionais da área de TI finalizam a graduação almejando posições de liderança. Para esses casos, cursos relacionados à gestão estratégica podem ser as melhores opções. A vantagem desse tipo de formação é que ela trará conhecimentos de liderança aliados à área de Tecnologia da Informação de forma bem direcionada.

Entre as opções do mercado está a pós-graduação a distância de Gestão Estratégica da TI. Ao concluir esse curso, o profissional da área estará qualificado para ter participação especial em projetos de TI, tendo capacidade para tomar decisões que exijam conhecimento técnico além dos conhecimentos de liderança. Entre as opções nessa área está a formação da Estácio.

4. Engenharia de Software

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, para fazer uma pós-graduação a distância (ou presencial) em Engenharia de Software não é necessário ter feito, antes, uma graduação em um curso de Engenharia.

O principal público-alvo dessa pós-graduação são os alunos graduados em Sistemas da Informação, Ciência da Computação e outros cursos afins da área de TI. Se você se interessa por essa área, confira algumas opções de cursos de especialização a distância oferecidos pela Unyleya e pela Estácio.

5. Inteligência de Negócios – Business Intelligence

O curso de Inteligência de Negócios é ideal para quem deseja se especializar em metodologias e técnicas utilizadas nessa área. Depois de qualificado por esse curso de pós-graduação a distância, o profissional terá, além do conhecimento técnico, expertise em estratégias de mercado.

Profissionais de inteligência de negócios atuam realizando planejamento e condução de projetos, favorecendo a comunicação entre todos os envolvidos em um projeto. Se você se interessa por essa área e quer saber mais sobre cursos direcionados para Business Intelligence, confira uma das opções oferecidas pela Estácio.

6. Inteligência Artificial

O segmento de inteligência artificial (IA) tem crescido nos últimos anos e, assim como ocorre com o cloud computing, poucos cursos de graduação exploram a fundo o potencial dessa área. Normalmente associada a jogos digitais por aqueles que não conhecem muito da área, a inteligência artificial têm sido muito utilizada em diversas frentes da TI. Entre elas, podem ser destacados os serviços de Captcha e análises preditivas, inclusive no mercado financeiro.

Uma pós-graduação a distância ou na modalidade presencial em IA pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam explorar a fundo o potencial da inteligência artificial e usá-la para a tomada estratégica de decisões.

7. User Experience (UX) e User Interface (UI)

Os profissionais das áreas de design, comunicação e afins que atuam com foco no meio digital sabem bem o quanto os conceitos de user experience e user interface têm sido discutidos.

Os cursos de pós-graduação a distância específicos para a área, além de trazerem ainda mais know-how para esses profissionais, também garantem ao currículo um upgrade importante para alcançar maior destaque na área.

Cursos de especialização em UX e UI oferecem a possibilidade de conclusão dessa qualificação em poucos meses. Se você deseja se aprofundar nessa área, desenvolvendo projetos que tenham uma taxa de conversão e de sucesso maior, vale conferir as opções de formação disponíveis no mercado.

8. Segurança de Redes de Computadores

Após o surgimento da General Data Protection Regulation (GDPR) na União Europeia e, em seguida, da Lei Geral sobre a Proteção de Dados (LGDP) no Brasil, os temas relacionados à segurança da informação têm ganhado ainda mais visibilidade.

Por isso, se você se interessa por essa área e deseja qualificar-se em segurança de dados, vale conferir boas opções de cursos de pós-graduação a distância como o de Segurança de Redes de Computadores, oferecido pela Unyleya, e o de Segurança da Informação, disponibilizado pela Estácio.

Além de avaliar vulnerabilidades, analisar riscos e auditar sistemas, o egresso desses cursos poderá participar da criação e da gestão de programas de segurança da informação e desempenhar outras funções relacionadas com essa área.

9. Pós-graduação com foco em Desenvolvimento

Para aqueles que gostam mais da área de Desenvolvimento de Sistemas, existe uma grande gama de cursos focados nesse conhecimento, tanto na modalidade de pós-graduação a distância quanto na presencial.

Algumas das opções de pós-graduação nessa área são as seguintes:

  • Desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis;
  • Desenvolvimento Orientado a Objetos com Java.

Se você quer avançar nos seus conhecimentos na área de desenvolvimento, vale conferir esses cursos e outras possibilidades de formação EaD ou presencial e escolher o curso que melhor se encaixa com o tipo de desenvolvimento que você deseja.

10. MBA em Empreendedorismo e Criação de Startup

Para aqueles que se interessam por empreendedorismo e startups, também existem cursos específicos para a área e que podem ser o primeiro passo para quem deseja se lançar nesse mercado.

Quer saber mais sobre o mercado de startups e o seu crescimento no Brasil? Confira um dos últimos relatórios sobre esse assunto lançado pela StartSe.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post e conte pra gente, nos comentários, qual foi a sua escolha 🙂

 

qualificacao-profisional

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *