Pós-graduação: como conseguir um bom desconto no seu curso

Em um cenário competitivo e em fase de recuperação do mercado de trabalho, uma pós-graduação lato sensu, que permite o aprofundamento dos conhecimentos ou a especialização em uma área, se tornou mais do que um diferencial. Essa busca por qualificação virou praticamente um fator determinante em processos de seleção.

O conhecimento adicional no currículo trazido por um curso de pós-graduação também gera resultados na remuneração. Uma pesquisa da Catho Educação mostra que a especialização rende salários até 53,7% mais altos para cargos de coordenação nas empresas e organizações. Aproveite este texto para saber mais sobre esse tipo de curso e como você pode fazer uma pós-graduação com desconto.

Como um título de pós-graduação faz a diferença

O sétimo Índice de Confiança Robert Half – pesquisa que analisou o cenário do mercado de trabalho com base em dados do primeiro trimestre de 2019 – aponta que 84% dos recrutadores acreditam que o maior desafio para contratação de profissionais nos próximos seis meses seja encontrar pessoas com a qualificação desejada.

Esse dado expressivo corrobora a importância de os concorrentes a uma vaga mostrarem maior preparação para as atividades específicas que estão em disputa. O resultado de agregar uma formação adicional ao currículo vai além da porta de entrada nas grandes empresas. O levantamento da Catho Educação que citamos antes demonstra como uma pós-graduação contribui também para remunerações mais altas.

De acordo com o estudo, as maiores diferenças de salário entre os profissionais que têm uma pós-graduação e aqueles que não investiram nessa formação podem ser verificadas nos cargos mais altos. A maior diferença salarial está entre os coordenadores – quem tem uma pós-graduação, neste nível hierárquico, recebe 53,7% mais –, seguidos dos profissionais que devem possuir pelo menos a graduação, como médicos e engenheiros (47,5%), chegando até os cargos de diretores e gerentes (47,2%).

Embora com diferença menor, a pesquisa também mostrou disparidade de salários entre os cargos de analistas, em que os profissionais com especialização ganhavam 17% a mais do que os profissionais que tinham apenas graduação. Finalmente, a diferença salarial entre quem fez uma pós-graduação e os profissionais de área técnica foi de 10%.

Como encontrar o melhor caminho para fazer uma pós-graduação

Profissionais interessados em se qualificar e se tornar mais atrativos no mercado de trabalho costumam esbarrar em duas dificuldades: falta de tempo e de dinheiro para investir. Esses dois fatores podem desestimulá-lo e até mesmo impedir que você procure por um curso de qualificação que seja adequado ao seu perfil

Se esse é o seu caso, a boa notícia é que o mercado oferece hoje inúmeras opções que podem ajudá-lo a contornar essas dificuldades e a garantir o seu upgrade profissional. Existem opções de ensino diferenciadas de acordo com o perfil e rotina de cada profissional e condições de pagamento que facilitam o acesso a um curso de pós-graduação.

Em relação ao perfil do estudante e à sua disponibilidade de tempo e/ou de proximidade a uma universidade, as opções variam principalmente entre as modalidades de ensino presencial ou a distância (EaD). Não importa qual dessas duas modalidades de ensino você escolher, o número de horas aula será o mesmo.

Vale destacar que uma pós-graduação lato sensu aprovada pelo MEC necessita de, pelo menos, 360 horas/aula. Essa carga horária costuma ser distribuída ao longo de um ano e meio de curso.

Quem tiver disponibilidade de tempo e acesso facilitado até uma universidade, pode optar pela modalidade presencial. As aulas de pós-graduação dessa modalidade geralmente ocorrem em uma sequência de dois ou três dias em um intervalo de tempo semanal ou quinzenal, variando de acordo com o curso. Já o aprendizado dos cursos de pós-graduação EaD é gerenciado pelo próprio aluno, que deve ter um perfil disciplinado para dar conta de todas as disciplinas do curso.

Cursos direcionados para quem precisa driblar a falta de tempo

Para quem tem a agenda com horários desencontrados ou sem uma rotina específica, dirigir-se a uma sala de aula e garantir disponibilidade nos horários predeterminados pode ser algo impraticável.

Nesse caso, uma boa saída é encontrar uma das inúmeras opções hoje reconhecidas pelo MEC no mercado que possibilitam o estudo a distância. Nessa modalidade, como comentamos antes, o aluno pode estudar em casa ou a partir de qualquer lugar que tenha internet para acessar as aulas e conteúdos online.

Embora tenha horários flexíveis, quem opta pelas aulas virtuais igualmente precisa organizar uma boa rotina de estudos para garantir um aprendizado de qualidade.

Hoje, o mercado oferece diversas opções de qualidade e em inúmeras áreas de conhecimento. Somente na Unyleya, por exemplo, são mais de 800 cursos de pós-graduação lato sensu. A Estácio de Sá também oferece um vasto leque de opções a distância reconhecidas pelo MEC e em diferentes áreas de atuação.

A vantagem desse método é que você pode assistir às aulas até mesmo do aparelho celular e em viagem. Essa é também uma das formas de garantir bons descontos em um curso de pós-graduação. Isso porque, como a universidade não precisa disponibilizar toda a infraestrutura de uma sala de aula, a instituição de ensino pode oferecer preços mais em conta na modalidade EaD.

Na Unyleya você pode economizar até R$ 1 mil no seu curso de especialização, dependendo da forma escolhida para pagamento. Além da redução do total à vista, há opções diferenciadas de desconto de acordo com a forma de pagamento.

Quem optar por parcelar o curso da Unyleya em nove vezes no cartão de crédito, por exemplo, consegue um preço mais em conta. Já a Estácio de Sá está com uma oferta de 30% de desconto nas parcelas dos cursos de pós-graduação a distância.

Como conseguir desconto em uma pós-graduação presencial?

Quem gosta do contato pessoal com professores e colegas e tem disponibilidade de assistir às aulas de forma presencial também pode contar com boas ofertas. O orçamento apertado não é mais empecilho para procurar um curso de qualidade, já que o mercado tem oferecido boas formas de economizar através de condições de pagamento diferenciadas.

Quem tem um dinheirinho guardado ou um bom planejamento financeiro que permita pagar o curso à vista, com certeza garantirá o melhor desconto. Para esses casos, o desconto pode chegar a mais de 40% do valor total do curso.

No entanto, se essa não é sua situação, também é possível garantir uma pós-graduação com preço camarada. Na Estácio de Sá, por exemplo, há opções de descontos que vão até 50% na primeira parcela e 30% nas demais parcelas em alguns cursos.

Não espere mais por uma pós-graduação: invista em você!

Seja qual for a sua dificuldade para dar o pontapé inicial na sua qualificação profissional, não deixe de buscar informações sobre os cursos oferecidos na sua área de atuação. Vale também procurar pelos cursos de pós-graduação que estão em alta e especializar-se com condições de pagamento favoráveis.

Na hora de avaliar os descontos e o investimento que você precisará fazer, lembre-se de computar o valor agregado que essa formação acarretará no seu currículo e no diferencial do salário que você terá na sua carreira daqui para a frente!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos. E se você se interessa por cursos de pós-graduação, confira outros conteúdos relacionados com esse assunto no nosso blog. Até a próxima!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *