Pós-graduação em Administração: como ela poderá ajudar o seu negócio

 

Uma graduação e uma mente empreendedora podem ser uma excelente combinação para realizar o sonho do negócio próprio. No entanto, apenas esses dois elementos não bastam para garantir o sucesso de um empreendimento. O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo, obrigando quem quer empreender a se manter atualizado com as novas tendências. Uma boa forma de conseguir isso é realizando a pós-graduação em Administração.

Ao invés de contratar um profissional para gerir uma parte importante da sua empresa, você pode investir no seu próprio aprimoramento. Ao investir no curso de pós-graduação certo, você vai obter o conhecimento que faltava para alavancar os resultados da sua empresa. Saiba mais.

 

Pós-graduação em Administração: a escolha entre stricto sensu e lato sensu

 

Antes de buscar a melhor alternativa de especialização para você, será importante diferenciar os dois tipos de pós-graduação: stricto sensu e lato sensu. A primeira corresponde aos cursos de mestrado e doutorado, voltados, principalmente, para quem quer seguir ou se voltar para a área acadêmica.

Já os cursos lato sensu são direcionados para quem quer estar melhor preparado e qualificado para o mercado de trabalho por meio de especializações. Entre as ofertas nesse tipo de pós-graduação estão os cursos MBA (do inglês Master of Business Administration).

Assim, se o seu objetivo é buscar um curso que poderá ajudá-lo com conhecimentos práticos e técnicos voltados para o mercado de trabalho, a sua escolha estará nos cursos lato sensu. Uma das vantagens dessas formações é que elas são curtas, geralmente de até um ano de duração. Existem também muitas formações que podem ser feitas online – o que facilita na manutenção da sua rotina atual, ligada ao seu negócio.

 

Como escolher a sua pós-graduação em Administração

 

Embora a faculdade de Administração ou de uma área relacionada ofereça uma boa bagagem geral, não é raro que graduados encontrem dificuldades no mercado de trabalho. Isso vale tanto para os recém-formados quanto para quem já atua há mais tempo. A dificuldade mais recorrente, no primeiro caso, é a falta de experiência do profissional. No segundo caso, o obstáculo é a defasagem diante de um cenário que muda e se atualiza constantemente.

Profissionais que acabaram de conquistar o diploma em um curso de graduação e vão montar o próprio negócio costumam sentir falta de conhecimentos mais aprofundados sobre áreas específicas nas quais eles tiveram apenas um embasamento na faculdade.

Se esse é o seu caso, saiba que uma pós-graduação em Administração poderá suprir a sua necessidade de aprofundamento em determinados temas. Além de aprofundar conhecimentos específicos, as especializações colocam o aluno em contato com professores e profissionais com vasto conhecimento no mercado dos negócios. Toda essa experiência e networking podem ajudar o seu negócio a atingir melhores resultados.

Embora qualquer empresa cresça por meio de erros e acertos, contar com a orientação de quem já tem experiência poderá ser um passo fundamental para o seu negócio evitar as armadilhas mais comuns do mercado. Também será importante optar por uma pós-graduação em Administração que tenha foco no desenvolvimento de estratégias que irão capacitar você a antever problemas e a se preparar para eles antes que eles aconteçam.

 

Inovação e reciclagem: duas motivações para uma pós-graduação em Administração

 

Se o seu caso é de alguém que investiu em um negócio próprio e está formado há mais tempo, a pós-graduação em Administração pode garantir a sua atualização de conhecimentos e o contato com as novas tendências do mercado.

Como você sabe, o mercado, assim como as estratégias de marketing, de vendas e as ferramentas utilizadas para o controle e a gestão das empresas, muda conforme a chegada das novas tecnologias. Tudo é tão dinâmico que é comum empresários experientes e com um negócio já consolidado não conseguirem acompanhar a evolução de todos os processos e ferramentas. O resultado disso, a médio prazo, pode ser a estagnação das vendas ou o desperdício de resultados mais expressivos para a empresa.

No mercado competitivo em que vivemos, é comum nos depararmos com profissionais com dificuldades de impulsionar os seus próprios negócios por repetirem estratégias que funcionaram no passado e que não têm mais efeito. Por isso, é fundamental para qualquer empreendedor investir na “reciclagem” dos seus conhecimentos.

Além de apresentar ferramentas e mecanismos que têm trazido resultados satisfatórios para grandes empresas, uma pós-graduação em Administração permite o compartilhamento de experiências com outros profissionais do mesmo segmento. Fora isso, uma pós-graduação em Administração oferece uma visão mais ampla sobre todas as áreas de uma organização.

 

No caminho certo: cursos que podem ajudar você a inovar

 

Os cursos de pós-graduação em Administração disponíveis no mercado podem ajudar empresários de diferentes segmentos. O aproveitamento dos conteúdos da pós serão diversificados, variando conforme o estágio em que o profissional e o seu negócio se encontram.

Algumas especializações permitem ampliar os conhecimentos em áreas específicas de seu interesse. Para quem está em busca de resultados práticos e de transformar a criatividade em inovação, por exemplo, uma boa escolha pode ser o curso de Gestão de Inovação e Empreendedorismo da Estácio.

Outra excelente opção é oferecida pelo MBA em Gestão de Inovação Corporativa da Unyleya. Esse curso de pós-graduação oferece ensinamentos voltados a como solucionar problemas de forma inovadora, além de propiciar técnicas de negociação para alavancar a competitividade da sua empresa.

 

Descubra as tendências do mercado em formações de alto nível

 

Você está buscando uma formação complementar que fale de negócios em geral e suas diferentes áreas? Ou, quem sabe, uma pós-graduação que apresente as novas tendências de mercado? Então confira duas outras opções de cursos de pós-graduação em Administração que podem interessar a você:

 

– MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças

Curso da Unyleya que ajuda pequenos e médios empresários a terem uma visão ampla das necessidades estratégicas e operacionais das suas empresas. A proposta dessa formação é garantir eficácia para cada negócio de acordo com os cenários político, econômico e social inerentes a cada organização.

 

– Pós-graduação em Administração Estratégica

Formação da faculdade Estácio de Sá voltada para quem busca um curso gerencial de alto nível. Através dela, o empreendedor estará qualificado para trabalhar em diversas áreas da empresa, além de desenvolver expertise para tomar as suas decisões de forma diferenciada.

O objetivo da maior parte dos cursos de pós-graduação em Administração, sejam eles mais específicos em determinada área ou mais abrangentes, é o mesmo: tornar você um profissional diferenciado no mercado e capaz de conquistar grandes resultados.

 

Cursos EaD: pós-graduação em Administração para quem tem uma agenda disputada

 

Seja qual for o seu perfil, o mercado de educação superior certamente oferece o curso de pós-graduação em Administração apropriado para o seu momento e que se adeque à sua disponibilidade. Se o seu problema é a falta de tempo para assistir às aulas, por exemplo, saiba que existem cursos de qualidade, reconhecidos pelo MEC, que podem ser feitos a distância.

A vantagem dessa modalidade de ensino é que você pode estudar no seu tempo e no local que for mais adequado. Todavia, isso não significa que os cursos de pós-graduação EaD precisem de menos dedicação: o tempo médio para conclusão desses cursos varia entre 10 e 18 meses, de acordo com.a especialização escolhida e do tempo que você reserva para as aulas e para as atividades relacionadas à sua formação.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *