Pós-graduação em Arquitetura: opções de cursos com duração rápida

De acordo com o Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil elaborado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e divulgado em 2018, há no País 83.754 profissionais da área. Ou seja, é preciso mais do que a graduação para se destacar no mercado. Seja para conquistar a consolidação do seu escritório de arquitetura ou para buscar oportunidades no setor público ou privado, será preciso pensar em maneiras de se aperfeiçoar.

A área de arquitetura é vasta e vem ganhando mais clientes a cada ano. Segundo dados do CAU/BR, o mercado de atividades realizadas está crescendo em um ritmo cada vez mais acelerado. Nos primeiros seis meses de 2018, por exemplo, foram realizados 5% mais serviços de arquitetura e urbanismo em comparação ao mesmo período de 2017. Entretanto, saber um pouco de cada setor não é o suficiente para atender à demanda mais exigente. Por isso, a pós-graduação em Arquitetura é uma opção vantajosa para o profissional que deseja se preparar para os desafios dessa profissão.

Pós-graduação em Arquitetura é investimento para uma carreira profissional

Como acontece em qualquer carreira, fazer um curso de graduação é importante para quem deseja atuar na área de Arquitetura e Urbanismo. É na faculdade que o profissional aprende sobre representações, escolhas de materiais e compreensão dos espaços, por exemplo. Durante esse período também serão apresentadas ao futuro arquiteto as diferentes áreas de atuação nas quais ele poderá focar a sua trajetória.

Porém, como lembra o Portal Archtrends, o curso de graduação nem sempre é capaz de ofertar todos os conhecimentos necessários ao dia a dia de um arquiteto. Quem abriu um negócio ou trabalha como autônomo sabe que faltam, muitas vezes, nos cursos de graduação, informações sobre gestão e administração.

Assim, os profissionais da área muitas vezes acabam tendo dificuldade de precificar os serviços e de cobrarem as questões legais e contratuais que envolvem a sua prestação de serviços. Essa realidade faz com que não seja difícil encontrar profissionais da área que já buscaram cursos rápidos para sanar estas lacunas de conhecimento – inclusive através de formações complementares durante a graduação.

Passado o período da faculdade, o mais indicado é que o arquiteto mergulhe em um curso de pós-graduação em Arquitetura para complementar e expandir os seus conhecimentos. Apesar de serem mais completos, os cursos de pós-graduação não são demorados. Cada formação dura, em média, um ano. Isso possibilita que o profissional escolha mais de uma especialização para cursar e poder diferenciar-se no mercado.

Além disso, a pós-graduação em Arquitetura reúne professores com experiência de mercado e que podem contribuir para o networking e a resolução de problemas dos profissionais da área.

Confira carreiras que estão em alta na arquitetura

Antes de decidir qual pós-graduação em Arquitetura você fará, vale a pena estudar o mercado. Como mostrado anteriormente, o setor está crescendo e cheio de oportunidades e de tendências. Antes de investir em uma pós, o mais indicado é que você descubra o segmento que se encaixa nas suas perspectivas.

Através de um curso de especialização, segundo o Portal Archtrends, o estudante reduz a concorrência porque, ao especializar-se, poderá oferecer diversos tipos de serviço ou uma consultoria mais especializada.

De acordo com artigo publicado pelo Portal Vida Decora, nessa temporada é possível destacar algumas áreas interessantes para o profissional de Arquitetura.

Confira quais áreas de especialização estão em alta:

– Planejamento Urbano:

Essa é uma das áreas de atuação de Arquitetura e Urbanismo mais importantes. O arquiteto que atua nessa área realiza o planejamento de regiões, bairros ou cidades inteiras, sempre buscando oferecer conforto, bem-estar e qualidade de vida à população.

Mas por que essa especialidade está em alta nos últimos tempos? Com o constante crescimento populacional e o surgimento de novos problemas urbanos, pensar no crescimento organizado das cidades é uma necessidade urgente. Por isso, há uma demanda cada vez maior de profissionais especializados e focados no planejamento urbano.

– Paisagismo:

É a área que cria espaços que harmonizam a interação do meio ambiente com o homem. O paisagista pode atuar com projetos de paisagens naturais e urbanas, como residências, comércios e locais públicos.

Entre as atividades do profissional especializado em Paisagismo está a análise da topografia do lugar, a busca pela aprovação do projeto junto a órgãos ligados ao governo e a coordenação da execução de cada projeto.

– Luminotécnica:

Quem faz Arquitetura também pode buscar especialização em Lighting Design. Trata-se de uma área destinada ao desenvolvimento da iluminação de ambientes, focando tanto na parte estética quanto no aspecto funcional.

Assim, um light designer é responsável pela análise do ambiente, pelo cálculo luminotécnico, pela escolha das lâmpadas e outras atividades que proporcionam o conforto e a beleza do local.

Algumas ótimas opções de pós-graduação em Arquitetura

Depois de identificar as áreas em alta no mercado de Arquitetura, chegou o momento de identificar os cursos de pós-graduação que vão ao encontro dessa demanda. Confira abaixo três opções de pós-graduação em Arquitetura que respondem a tendências do mercado:

1. Arquitetura e Cidade

Neste curso, é possível se preparar para as tendências atuais do mercado de trabalho e do contexto acadêmico. A premissa dessa formação é a capacitação teórica e prática do profissional visando o entendimento das relações entre a aplicação dos conceitos arquitetônicos e das urbanizações.

Essa pós oferece aos estudantes conhecimento atrelado às vertentes de pensamento da arquitetura e instrumentos de referência técnicos, legislativos e práticos para a tomada de decisões com relação a uma apropriação mais justa do solo nas cidades. Há opções EaD (ensino a distância), como a oferecida pela Unyleya, que tem duração de sete meses.

2. Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis

Esse curso de pós-graduação em Arquitetura procura capacitar profissionais para que possam atuar em projetos, obras e empreendimentos sustentáveis. Com 11 meses de duração, esse curso de especialização a distância garante diferencial para os profissionais que querem trabalhar com foco nesse tipo de projeto tanto na área pública quanto na área privada.

3. Paisagismo e Iluminação

A área de atuação para profissionais qualificados e especializados em Paisagismo e Iluminação abrange projetos residenciais, comerciais, corporativos e de serviços. O profissional formado nessa pós-graduação em Arquitetura pode prestar serviços na área de forma autônoma ou atuando no poder público, na iniciativa privada ou, ainda, em Organizações Não Governamentais (ONGs). Na modalidade a distância, como no curso oferecido pela Unyleya, o profissional torna-se especialista em nove meses.

 

qualificacao-profisional

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *